Prefeitura de Boa Vista orienta forma correta de descarte do lixo doméstico nas festas de fim de ano

Embalagens de vidro e metal são os itens descartados incorretamente e que trazem riscos de acidentes aos agentes de limpeza; população deve estar atenta e embalar os materiais de forma correta antes de jogar na lixeira

Prefeitura de Boa Vista orienta forma correta de descarte do lixo doméstico nas festas de fim de ano
Faça o descarte correto do lixo – Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Dezembro é um mês cheio de comemorações e nesses momentos não falta bebida e comida para todos os gostos. Mas o montante de lixo produzido após as festas é enorme e alguns resíduos podem causar ferimentos nos profissionais da limpeza se não for embalado da maneira correta antes de ir pra lixeira.

Então, para proteger quem cuida da limpeza da cidade, a Prefeitura de Boa vista sugere que a população adote alguns cuidados quando for descartar o lixo.

Conforme o secretário de Serviços Públicos Thiago Amorim, latas, espetos de churrasco, copos e garrafas de vidro ou qualquer material perfurocortante precisam ser bem embalados.

“Só a sacola não é suficiente porque rasga. O ideal é envolver esses itens em papel, colocar em caixas e ou até dentro de garrafas pet. São coisas simples que evitam que alguém se machuque e até tenha problemas mais graves de saúde já que o lixo é altamente contaminante”, salientou.

Este ano, 28 coletores de lixo sofreram ferimentos com esses materiais e como neste período a demanda aumenta, outros profissionais também podem se tornar vítimas. O coletor Francisco Alves já teve essa experiência e, em 9 anos de trabalho, já viu muitos outros colegas passarem pela mesma situação.

“A gente não sabe o que tem dentro das sacolas e precisa fazer o serviço rápido. No dia do meu acidente eu estava de luva, mesmo assim quando eu meti a mão, o vidro me cortou e levei até ponto. Se tivesse bem embalado não teria acontecido. As pessoas precisam criar o hábito de embalar direito”, disse.

Passo a passo para o descarte correto do lixo:

  • Não descarte materiais perfurocortantes diretamente na lixeira;
  • Separe embalagens de metal, vidro ou material pontiagudo dos demais resíduos;
  • Ao invés de usar sacola, armazene em outro tipo recipiente como caixas de papelão ou garrafas pet e certifique-se de que estejam bem fechados;
  • Se possível, escreva na embalagem que tipo de material tem dentro dela;
  • Colabore com a limpeza da cidade colocando o lixo para fora somente nos dias que o caminhão for passar pelo seu bairro.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x