Cidades

Prefeitura estima prejuízo de R$ 400 mil com furto de cabos de energia

O furto de cabos de cobre em Boa Vista já causou o prejuízo de aproximadamente R$ 400 mil aos cofres públicos somente nos oito primeiro meses deste ano, afirmou o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Daniel Peixoto.

O secretário deu a declaração em entrevista à Rádio 93 FM na tarde de hoje (20). Conforme o Peixoto, os furtos têm se tornado cada vez mais frequentes.

“Todo dia tem furto de cabo, todo dia tem problema, quando não é furto de cabo eles cortam e deixam apagado para ser roubado outro dia”, contou.

Além disso, ele explica que além de prejuízo aos cofres públicos, o sistema energético de Boa Vista, de abastecimento de água e até mesmo a segurança da população fica comprometida devido aos furtos de cabos.

“É um negócio muito assustador. Escola que era para ser inaugurada e não inaugurou porque tinham roubados os cabos. […] É um negócio muito, muito estranho isso que está acontecendo”, relatou.

Nesse sentido, o secretário relata que para conseguir impedir os furtos de cabos de energia, é preciso fazer um mapeamento nas casas de ferro velho da procedência do cobre.

“Tem que ver a procedência disso: quem comprou? Quem vendeu? Porque é muito estranho. Nós já tivemos um prejuízo aí bem grande com relação a colocação de novos cabos e não é barato isso”, explicou.

Ainda de acordo com Daniel Peixoto, é preciso apoio da população para descobrir os responsáveis pelos roubos dos cabos. Para isso, os moradores podem fazer denuncias no número 156.

A pena para quem for pego furtando pode variar de seis meses à três anos de prisão e ainda render multa, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro.

Furto de cabos da Caer

O poço artesiano da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) no bairro Centenário teve a fiação elétrica furtada pela segunda vez em uma semana.

A Companhia divulgou a informação na manhã de ontem (19). O poço fica localizado na subestação da rua Engenheiro Carlos Geraldo.

Segundo a Caer, o primeiro furto ocorreu em plena luz do dia, na sexta-feira (17),  e causou um curto circuito no painel de comando. Conforme informações, o curto queimou uma bomba.

Uma equipe fez a substituição da fiação e colocou uma nova bomba para restabelecer a produção do poço.

Porém, neste domingo, equipes do ronda de plantão detectaram um novo furto. A instituição designou uma equipe para fazer a manutenção e reativar o poço artesiano o mais rápido possível.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

10 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

13 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

14 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

14 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

14 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

16 horas ago