Prefeitura intensifica trabalho de conscientização sobre descarte irregular de lixo

Município instalou mais de 50 placas de alerta em oito bairro da cidade

Prefeitura intensifica trabalho de conscientização sobre descarte irregular de lixo
Os próprios moradores também podem denunciar por meio da Central 156 – Foto: Divulgação/SEMUC

A Prefeitura de Boa Vista instalou mais de 50 placas de alerta em pontos críticos. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo. Dessa forma, destacando os impactos ambientais e sociais dessa prática. A medida alerta a comunidade sobre a proibição do descarte irregular.

As placas estão instaladas em oito bairros: Equatorial, Laura Moreira, São Bento, Cinturão Verde, 13 de Setembro, além do Cidade Satélite, Profª Araceli Souto Maior e Aparecida. O prefeito Arthur Henrique visitou a área do bairro Equatorial onde estão instaladas as placas de alerta. Ele constatou que ainda há pessoas fazendo o descarte irregular de lixo nesses locais.

Durante a visita, o prefeito ressaltou que a coleta de lixo domiciliar ocorre todos os dias da semana e destacou que o município trabalha anualmente para remover resíduos de áreas de descarte irregular. Sendo esses recursos podendo ter aplicabilidade melhor em áreas essenciais, como saúde, educação, assim como outros setores prioritários para a população.

“A prefeitura tem lotes espalhados pela cidade, que no futuro virarão equipamentos públicos, como uma escola, uma unidade básica de saúde ou um ecoponto. Mas, ainda tem pessoas que estão saindo das suas casas com o lixo domiciliar e jogando numa área de preservação permanente. Sobre cuidar da cidade, é uma responsabilidade do poder público, mas também de cada cidadão”, disse o prefeito Arhtur Henrique.

O calendário com dias e horários da coleta de lixo domiciliar, está disponível no site da Prefeitura de Boa Vista.

Fiscalização feita por cada cidadão

Conforme explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Daniel Lima, a fiscalização nesses locais é feita pelas equipes da SMSP e conta com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), além das Secretarias Municipais de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), de Meio Ambiente (SEMMA) e Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

“Os próprios moradores também podem denunciar por meio da Central 156. Vamos continuar instalando as placas em pontos que identificamos como críticos para alertar a população. Quem for flagrado jogando lixo será notificado, autuado e poderá ser multado. Além disso, o veículo utilizado no descarte poderá ser apreendido”, explicou o secretário Daniel Lima.

Confira os pontos corretos para o descarte de lixo e resíduos orgânicos

Para resíduos volumosos, materiais de construção e galhadas

Conforme a Prefeitura o cidadão pode solicitar o serviço na Secretaria de Finanças, localizada na rua Coronel Pinto, nº 188, Centro. Outra opção é acessar o site e clicar na aba “Contribuintes/Outros”. Em seguida, do lado esquerdo, clicar no Menu>Taxas Diversas>Emitir. Por fim, inserir os dados solicitados. A taxa para retirada é de R$ 200 para galhadas e de R$ 300 para entulhos.

Aterro Sanitário

Outra opção é o aterro sanitário, que possui cerca de 20 containers que ficam à disposição da população para descartar esses resíduos. A unidade funciona de segunda a sábado, no horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Ecopontos

As unidades acomodam quatro tipos de resíduos: restos da construção civil, galhadas, recicláveis, assim como resíduos volumosos (móveis e eletrodomésticos). Conforme a gestão cada munícipe pode depositar nos locais até um metro cúbico por dia. Elas estão nos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade e funcionam de terça a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

Centro de Compostagem

A unidade está localizada no Distrito Industrial e recebe os materiais dos Ecopontos e de grandes empresas. Ela recolhe materiais de resíduos coletados de origem animal ou vegetal, assim é iniciado o processo de decomposição controlada. Com isso, resultando em um adubo de alta qualidade para a agricultura familiar local.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x