Prefeitura lança projeto de piscicultura em comunidades indígenas de Boa Vista

Mais de 800 famílias de 17 comunidades serão beneficiadas pelo Projeto de Psicultura de Moro-Morí

Prefeitura lança projeto de piscicultura em comunidades indígenas de Boa Vista
Projeto de Piscicultura de Moro-Morí vai atender 800 famílias – Foto: Leo Costa

A Prefeitura de Boa Vista lançou o Projeto de Piscicultura de Moro-Morí. Desse modo, a iniciativa vai beneficiar 800 famílias em 17 comunidades indígenas da capital.

A Serra da Moça foi a primeira a receber o projeto. Por lá, 12 famílias vão tocar o projeto. O local recebeu 1.080 alevinos de tambaqui. Igualmente, recebeu 350 kg de ração e equipamentos para o manejo da produção.

Além disso, a assistência técnica e as etapas de produção serão feitas pela Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

Conforme o prefeito Arthur Henrique, as famílias ficarão responsáveis por conduzir o trabalho. Ele citou, também, que a comunidade vai gerar recursos para ampliar a produção.

“Disponibilizamos, por meio da SMAAI, os insumos e a assistência técnica de manejo da produção de piscicultura. E, o mais importante, buscamos tornar esse trabalho sustentável”.

Projeto de Piscicultura – A Prefeitura de Boa Vista faz desde a escavação de 1 tanque de engorda de 20 x 150m e um viveiro de 20 X 50m até a despesca. Isso com fornecimento dos alevinos, equipamentos e ração. Em suma, a execução do projeto vai acontecer ao longo do ano nas demais comunidades.

Técnicas do manejo – Antes do início do projeto, os produtores da Serra da Moça fizeram um curso voltado ao manejo da piscicultura, na parte teórica e prática. Bem como aprenderam sobre a preparação do tanque e os cuidados com a qualidade d’água. Além de controle de doenças e alimentação dos alevinos.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x