Cidades

Prefeitura vai implantar projeto que utiliza cães em processo terapêutico com crianças autistas em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista vai implementar o projeto Cinoterapia nos centros municipais que atendem crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências, com apoio da Guarda Civil Municipal.

O compromisso é manter o cuidado, a inclusão e a inovação pedagógica com as crianças. Por isso nesta quarta-feira, 11, servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP) participaram de um treinamento inédito, na base do Grupo de Táticas e Atuação Especiais (GTAM) no bairro Pricumã. De acordo com a Prefeitura, o treinamento é para 12 guardas civis municipais.

Dessa forma, a iniciativa visa promover o bem-estar, o aprendizado e o desenvolvimento integral dos pequenos por meio da interação com cães terapeutas. Como resultado, a prática estimula o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional, além de auxiliar na fala, na confiança e na integração das crianças com necessidades especiais.

Conforme a a comandante geral da GCM, Cícera Mangabeira, o momento é na verdade, a realização de um sonho. “Implantar a cinoterapia em Boa Vista é a realização de um sonho. Representa um avanço tanto para a GCM quanto para a nossa capital, que é referência na atenção à primeira infância”, disse.

Curso

A formação conta com o especialista internacional Emi Parente, fundadora do Programa Alice Terapia Animal Educacional (Patae). Logo, ele traz uma abordagem inovadora sobre o papel dos cães como mediadores do aprendizado e do apoio emocional em contextos de inclusão.

Após a formação, Boa Vista se tornará a primeira cidade do país a certificar cães terapeutas como parte ativa de programas de intervenção educacional. Isso ainda unindo, de forma pioneira, os setores da educação e da segurança pública.

“É o primeiro movimento desse no Brasil e eu estou sendo muito feliz de estar aqui, passando essa informação, trazendo esse conhecimento inovador e capacitar a Guarda Municipal quanto às intervenções com cães na liderança da área da saúde mental e da educação”, disse a especialista.

Transporte exclusivo

Para garantir a mobilidade e a identidade visual do projeto, a Prefeitura de Boa Vista também disponibilizou uma van caracterizada exclusivamente para o atendimento da cinoterapia. Nela serão transportados dois cães Gcms, Luna e Pandora, da raça Pastor belga malinois e outros três cães voluntários.

Veja a programação para o projeto

  • Quarta-feira, 11/06 Curso teórico, das 9h30 às 17h30, na base da Gtam localizada no bairro Pricumã.
  • Quinta-feira, 12/06 Avaliação prática e intervenção assistida pela manhã, com emissão de certificados. À tarde, das 14h30 às 16h30, será realizada uma aula prática com os cães do canil municipal e cães voluntários.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

13 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

14 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

15 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

16 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

17 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

17 horas ago