Cidades

Primeira-dama Nathália Cortez reforça importância dos cuidados na infância e combate à exploração de crianças e adolescentes

A primeira-dama Nathália Cortez reforçou a importância dos cuidados na infância e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em entrevista concedida ao jornalista Bruno Perez no programa Rádio Verdade da 93 FM, desta quinta-feira (18).

Nathália é secretária municipal de Gestão Social (Semges) e falou sobre a campanha ‘Maio Laranja’, iniciativa que tem como objetivo dar mais visibilidade sobre a proteção na infância contra os abusos.

Conforme ela, a Prefeitura de Boa Vista, conta com serviços ofertados por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) onde as famílias aprendem por meio de programas o fortalecimento de vínculo que são a base para uma infância protegida.

“Esse atendimento na família, para o fortalecimento de vínculos é importante para desmistificar dentro de casa. A Criança precisa de espaço para poder falar e ela precisa se sentir acolhida e segura para falar. Do mesmo modo, é papel dos pais informar as crianças e deixar elas preparadas e ensinar: ‘isso aqui pode, isso aqui não pode. E se acontecer alguma coisa, você pode me contar’,” exemplificou ela.

Rede de apoio

Do mesmo modo, a primeira-dama, lembrou que a rede de apoio é tão importante quanto qualquer ação quando se trata de uma criança que foi vítima da violência. Além dos Cras, também existe o Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude por exemplo, que trabalham o ano inteiro em defesa das crianças e dos adolescentes.

“O trabalho envolve elevação de autoestima, envolve saúde, envolve Justiça. Por isso, o caso precisa ser identificado, denunciado para que a gente possa trabalhar essa família como um todo,” disse.

Maio Laranja

O Maio Laranja surgiu em razão de um caso envolvendo um criança chamada Araceli. Nesse sentido, o Congresso Nacional aprovou a Lei Federal. E então instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em Boa Vista, diversas ações ocorrem durante o mês. Nesta quinta-feira (16) às 16h, ocorre uma caminhada. A concentração é na Praça Germano Sampaio, no estacionamento do Holiday. A rua é a Laura Pinheiro Maia. A primeira-dama marcará presença.

Blitz Educativa

Além disso, equipes dos Cras e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nos semáforos e logradouros no dia 18 de maio.

Os participantes utilizarão as faixas de pedestres para sensibilizar a população e levar conhecimento acerca do Maio Laranja. A ação contará com a participação dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da 1ª Vara da Infância e Juventude.

Abordagem social

No dia 20 de maio, o Cras dos bairros Centro e Centenário, o Peti e a 1ª Vara da Infância e Juventude estarão no Parque do Rio Branco/Orla (Selvinha), das 18h30 às 19h30, para entregar leques informativos sobre os canais seguros de denúncia e acompanhamentos da rede local.

Por fim, também ocorrem atividades internas, como palestras e rodas de conversas com integrantes dos Projetos sociais e nos sete CRAS de Boa Vista – Cauamé, Centenário, Nova Cidade, Pintolândia, Silvio Leite, São Francisco e União.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Guia ensina contribuintes a declarar Imposto de Renda sem erros

Material é gratuito. Prazo para entrega da declaração é 31 de maio

28 minutos ago

‘O Espírito da Floresta’ e ‘Diários Yanomami’: livros sobre impactos do garimpo e saberes indígenas serão lançados na UFRR

Evento acontece no dia 24 de maio, a partir das 18h30. Lançamento terá a presença…

2 horas ago

Mulher tenta matar amiga a facadas após discussão durante bebedeira, em Caracaraí-RR

Suspeita foi presa pela Polícia Militar minutos após o crime, ocorrido nesta sexta-feira, 17; vítima…

3 horas ago

Bandidos invadem casa em Boa Vista e levam R$ 5,5 mil em espécie

Três celulares, um notebook e uma motoneta usada na fuga também foram roubados; crime aconteceu…

5 horas ago

Brasil teve 230 mortes de pessoa LGBTI+ em 2023

Número representa uma morte a cada 38 horas

6 horas ago

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia no RS

Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos do Governo gaúcho

9 horas ago