Procon municipal retoma atendimento 100% presencial sem necessidade de agendamento

Atendimentos ocorrem das 8h até 14h sem intervalo para o almoço

Procon municipal retoma atendimento 100% presencial sem necessidade de agendamento
Medidas sanitárias ainda são preservadas no local/Foto/PMBV/Giovani Oliveira

O Procon municipal de Boa Vista, retomou nesta segunda feira (14) o atendimento 100% presencial sem necessidade de agendamento.

Dessa forma, o consumidor que deseja qualquer orientação ou serviços do órgão, pode comparecer no período das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço.

De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, a retomada do atendimento 100% presencial só foi possível devido aos baixos índices de casos de Covid-19 na capital, no entanto, os atendimentos seguem com as recomendações sanitárias.

Os consumidores devem seguir protocolos de segurança e prevenção, como a recomendação do uso de máscaras em locais fechados, bem como o uso do álcool em gel disponível nos totens instalados nas salas de atendimento do Procon Boa Vista, como medidas de segurança”, explicou.

Canais eletrônicos

Sabrina também esclareceu que, mesmo durante o período de pandemia, o Procon Boa Vista nunca mediu esforços para assim atender as reclamações dos consumidores de forma remota.

“Mesmo com a volta do atendimento presencial, o consumidor pode fazer suas reclamações no Portal Cidadão da Prefeitura, na aba ‘Direito do Consumidor’, sem precisar sair de casa. Nossos canais virtuais – Portal, e-mail, telefones e Instagram – estão à disposição dos consumidores […]”

Passo a passo

Para formalizar a reclamação, é preciso apresentar documentos que comprovam a relação de consumo como: notas fiscais, folhetos ou anúncios publicitários, contratos, rótulo ou embalagem dos produtos, boletos bancários, recibos, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço.

Assim, os consumidores que forem representados por outras pessoas, precisam apresentar o documento de procuração.

Atualmente, o Procon utiliza a base cadastral de fornecedores do Pró-consumidor. A Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) facilita assim o atendimento e agiliza as demandas.

Dia do consumidor

Para celebrar o dia do consumidor na terça-feira (15) o Procon de Boa Vista, além de ofertar consultas gratuitas ao Serasa das 08h às 14h. Também vai ser ofertado atendimentos e orientações diversas sobre os direitos dos consumidores.

Do mesmo modo, os servidores do órgão estarão à disposição aos que precisarem de ajuda para participação no Mutirão de Renegociação de Dívidas.

Selo Procon Boa Vista

Os técnicos do órgão também vão entregar o novo Selo do Procon Boa Vista no comércio local, que deve ser colocado em local sempre visível aos olhos do consumidor, preferencialmente perto dos locais de pagamento.

Conforme explicado por Sabrina Tricot o selo contém assim, informações importantes para os consumidores reclamações ou esclarecimentos de dúvidas.

“Ele contém também o número de contato e endereço de e-mail do órgão, endereço físico e QR Code que remete ao Portal Cidadão da Prefeitura para abertura de reclamação”, explicou.

Mutirão

A programação segue com um Mutirão de Renegociação de Dívidas, via Portal Consumidor.gov.br, na modalidade online, junto a financeiras e Instituições bancárias, sob orientação de técnicos do Procon Municipal. A ação ocorrerá durante todo o mês de março de 2022.

Por fim, para participar da ação basta acessar o site Consumidor.gov.br, fazer o cadastro criando um login e senha, preencher seus dados e clique em Termos de Uso do Consumidor, aceitando e enviando.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x