Cidades

Professores do Estado paralisam em manifestação para cobrar reposição salarial ao Governo de RR

Na manhã desta sexta-feira (28), professores da rede estadual realizaram uma manifestação na Praça do Centro Cívico. O ato tem o objetivo de cobrar reposição salarial anual de 4,62% ao Governo de Roraima.

De acordo com a presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Roraima, Cheiliana Lima, os trabalhadores querem que seja estabelecida uma data para o reajuste anual.

“Esse ano tivemos vários problemas por parte do governo, que ainda não anunciou a data […] Nós queremos prazos para repassar para a categoria”, disse.

Além dos professores, técnicos da educação também estavam presentes na manifestação. Para diretora dos técnicos educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter), Leonilde Lima, categoria é a mais prejudicada.

“Em 2022, nós não tivemos o reajuste de 10% que foi dado aos professores devido ao nosso plano que ainda não estava homologado na época. A inflação é alta, então hoje o poder de compra do salário está muito defasado. A gente está lutando por esses 10% e mais a data base”, explicou a profissional.

Salário defasado

Por conta da falta de reajuste salarial, muitos profissionais da educação estadual se sentem desamparados, como é o caso do professor Elisvaldo Lima.

“A ausência desse reajuste prejudica bastante a gente devido ao aumento de todos os outros itens, e nós ficamos com o salário defasado. A vida em sala de aula é bastante complicada, nós trabalhamos fazemos muita dedicação, mas às vezes bate um sentimento que estamos sendo esquecidos e desamparados”, destacou.

No dia 7 de maio, os profissionais já haviam se reunido em frente à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em ato de protesto.

Os professores pediam a reposição salarial de 4,62%, requerida também por vários sindicatos de servidores estaduais.

Citada

Procurada, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que foram realizadas duas reuniões e, no mês de maio, mais uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter). Nos encontros, segundo a pasta, foram tratadas várias pautas, entre elas, atualizações de progressões, reposição salarial, adicionais de qualificação, nomeação da comissão de avaliação dos técnicos educacionais, data-base, entre outras.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Licença-paternidade pode chegar a 20 dias; projeto aguarda votação no Senado

Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês

1 hora ago

Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda

Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…

2 horas ago

Ovo mais barato: preços atingem menor patamar de janeiro em seis anos

Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás

3 horas ago

Prefeitura de Pacaraima contrata empresa por quase R$ 8 milhões para manutenção em prédios da Secretaria de Educação

Quem assina o extrato do contrato é o prefeito Waldery D’avila Sampaio do Progressistas

4 horas ago

Inauguração de escola municipal no Pedra Pintada marca início de ano letivo em Boa Vista

Escola Fridman da Cunha Nascimento, atenderá etapas de ensino creche e pré-escola, totalizando oferta de…

4 horas ago