
Diante da ausência de novos recursos, a Cáritas Brasileira informou que, a partir desta segunda-feira (17), suspende por tempo indeterminado a ação dos projetos Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, que promove o acesso à água, e Sumaúma: Nutrindo Vidas, de segurança alimentar e nutricional. Ambas iniciativas atendiam à população migrante em Roraima.
A medida decorre da interrupção da ajuda humanitária do Governo dos Estados Unidos (EUA) no Brasil e outros países. As duas iniciativas eram 100% financiadas pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA.
O projeto Orinoco garantia à população migrante e em situação de rua, acesso a banheiros, duchas, bebedouros e lavanderias. Além disso, o Sumaúma distribuía diariamente 1,8 mil refeições, respeitando as escolhas culturais das pessoas atendidas, de segunda a sexta-feira.
“A Cáritas Brasileira segue firme em sua missão de serviço, solidariedade e esperança, buscando sempre alternativas para fortalecer sua atuação junto aos que mais precisam”, disse a entidade em nota publicada hoje.
Campanha
A Cáritas Brasileira está promovendo uma campanha de arrecadação espontânea para que, quando houver segurança financeira, possa retomar o desenvolvimento desses programas essenciais.
Os interessados podem fazer doações através do pix [email protected] ou então por meio de transferência bancária na conta do Banco do Brasil, agência: 0452-9 e conta corrente: 53.377-7. Doações internacionais através do IBAN: BR1600000000004520000533777C1 | Swift: BRASBRRJSBO.
Fonte: Da Redação