Foto: Divulgação/Ascom DPE-RR
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) prorrogou até o dia 8 de agosto as inscrições para o Casamento Coletivo “Enfim, Casados!”, 2ª Edição “Sem Fronteiras”. O evento, que acontece em setembro, ainda sem local definido em Boa Vista, contempla 120 casais migrantes com o processo de casamento civil totalmente gratuito.
Contudo, restam apenas quatro vagas no 1º Ofício e 10 vagas no 2º Ofício de Registro Civil de Boa Vista. Em razão das vagas restantes, as inscrições vão até o dia 8 de agosto, das 8h às 14h, diretamente nos cartórios participantes.
Logo após o término das inscrições, a seleção dos casais será por ordem de inscrição, mediante apresentação da documentação exigida. O edital completo está disponível no site da Defensoria, com versões em português, espanhol e inglês.
A defensora pública que coordena o projeto, Elceni Diogo, disse que a possibilidade vem para facilitar o processo de união entre os casais migrantes e a regularização das famílias no Brasil. “É importante para os migrantes porque é a oportunidade de formalizarem o casamento no Brasil. Isso dispensa algumas exigências que tornam o casamento para estrangeiro mais cara. Como, por exemplo, a tradução e o apostilamento, um procedimento que a gente pede a dispensa”, explicou.
A cerimônia civil está prevista para o dia 19 de setembro. Os casais migrantes terão direito a uma cerimônia com bênção religiosa, cobertura fotográfica e contarão com emissão gratuita da certidão de casamento. “Faremos uma cerimônia com toda a dignidade, com toda a organização, como todo o trabalho do Enfim Casados e da Defensoria Pública como sempre é feito”, afirmou a defensora Elceni.
A ação é uma parceria entre a Vara Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Operação Acolhida, Serviço Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima. Assim como os cartórios Loureiro (1º Ofício) e Nathalia Lago (2º Ofício).
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília