Protagonismo infantil: Prefeitura de Boa Vista forma 1º Comitê das Crianças

Foram sorteados 24 membros que agora integram o grupo, que vai discutir ações sobre saúde, social, lazer, obras, educação, entre outras áreas

Protagonismo infantil: Prefeitura de Boa Vista forma 1º Comitê das Crianças
Sorteio dos membros do Comitê das Crianças – Foto: TV Imperial

A Prefeitura de Boa Vista sorteou, nesta quinta-feira (14), os 24 membros que agora integram o 1º Comitê das Crianças na capital de Roraima. Foram mais de 560 inscritos, com idades entre 6 e 10 anos.

A formação do comitê acontece após a Prefeitura se unir à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças, como parte das políticas públicas para a primeira infância. Dessa forma, o grupo vai discutir ações sobre saúde, social, lazer, obras, educação, entre outras áreas.

“A primeira reunião do comitê vai acontecer com a presença do prefeito. As próximas reuniões vão acontecer bimestralmente, onde essas crianças vão se encontrar, vão ser estimuladas a pensar na cidade, nos serviços como um todo, com toda uma equipe técnica por trás, e vão poder dar as suas opiniões. E ao final, elas terão o orgulho de poder executar uma política pública pensada por elas”, pontuou a secretária de Gestão Social, Nathalia Cortez.

Conforme a superintendente de Programas e Projetos do Família que Acolhe (FQA), Elane Florêncio, a iniciativa de criar um Comitê das Crianças em Boa Vista visa dar voz aos pequenos e importância às suas ideias que contribuirão com o planejamento da capital.

“Eu tenho certeza que muitas ideias vão surgir no decorrer das reuniões. Na medida do possível, serão implementadas na nossa cidade através do olhar e das perspectivas das crianças”, disse.

A pequena estudante Isabela Florêncio falou das expectativas para o Comitê das Crianças e o que surgirá dele. “Eu acho muito legal o Comitê das Crianças porque eu gosto de ver as crianças e eu tenho certeza que vai marcar muito o coração delas. Eu gosto de vê-las animadas, ver os pedidos delas serem aceitos com o prefeito”, contou.

Capital da Primeira Infância

O trabalho feito em Boa Vista tem reconhecimento nacional e internacionalmente. Por meio da lei n°1.545/2013, que estabeleceu o Programa Família que Acolhe (FQA), assim como o Plano Municipal pela Primeira Infância, o município criou uma política pública consolidada para a primeira infância alinhada com as diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância.

Além de receber visitantes do Brasil e do mundo, em 2019, Boa Vista sediou o 1º Fórum Nacional da Primeira Infância. Em 2022, foi a vez de receber o 1º Encontro da Rede Urban95 no Brasil, com a participação de mais de 25 cidades de todas as regiões do país.

Além disso, a capital acumula premiações e reconhecimentos sobre o trabalho desenvolvido na Primeira Infância:

  • Prêmio Prefeito Amigo da Criança – Categoria Boas Práticas (Junho 2016);
  • Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades – Tema Acesso a Serviços – 2º lugar na Categoria Cidades Médias (Setembro 2019);
  • Prêmio do Conselho Nacional de Justiça de Boas Práticas para a Primeira Infância – 2º lugar na categoria Governo (Dezembro 2019);
  • Reconhecimento de Boa Prática do Comitê Gestor Intersetorial da Primeira Infância (Agosto 2021).

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x