Um servidor do Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciou que quatro militares do Exército Brasileiro estão internados após ‘excessos’ em treinamento. O denunciante procurou a redação na manhã desta sexta-feira (08).
Conforme a denúncia, os militares deram entrada no trauma da unidade na tarde dessa quinta-feira (08). Eles apresentavam sintomas de desidratação e desnutrição
Dois deles, cada um com 18 anos de idade, estão em estado grave, sendo que um teve que passar por diálise. A situação comprometeu um dos rins do jovem.
“Sempre aparecem os que estão em treinamento passando muito mal. Mas dessa vez foi exagero. Chegaram queimados dos sol, desidratados, gravíssimos. Já em uso de droga vasoativa”, disse.
O denunciante afirmou que os superiores estão indo até o HGR e demonstram preocupação com a gravidade da situação.
Ele disse ainda que ontem (07), toda a guarnição passou mal devido ao treinamento. “Encheu o trauma ontem. Mas esses dois estão graves”.
Ainda conforme a denúncia, os militares superiores estão estão tentando manipular informações dos familiares dos pacientes.
“Estão tentando “enrolar” a família pelo que estou percebendo. Para tirar o corpo da reta. É a visão de muita gente aqui. Inclusive, já houve atrito com o serviço social daqui com os médicos do exército. Porque eles sempre querem saber das coisas antes dos familiares”, relatou.
‘Noção do limite’
Por fim, a pessoa comentou sobre sua preocupação com os jovens que optam pelo serviço militar. Inclusive, seu filho.
“Eu, que tenho um filho que está prestes a se apresentar no exército, fico preocupado. Sei que eles devam preparar. Mas devem ter uma noção do limite. Devem reconhecer os sinais de gravidade em um treinamento desses”.
A redação procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que confirmou a entrada dos quatro militares na unidade na tarde de ontem.
A Sesau informo ainda que um deles encontra-se na UTI. Em conclusão, disse que as equipes de saúde seguem monitorando os pacientes.
A redação entrou em contato com o Exército que por meio de nota, disse que os dois soldados teriam passado mal ontem quinta-feira dia 7, ao final de um acampamento. Ambos tiveram que ser entubados e deram entrada na UTI do hospital hoje, dia 8. O exército disse ainda que situação dos soldados é estável, no entanto, requer cuidados intensivos e que todo apoio está sendo prestado aos militares e aos seus familiares.
Fonte: Da Redação