Regiane Matos destaca transparência das ações da Secretaria de Educação em Boa Vista

Fala ocorreu durante prestação de conta da educação sobre o 1º quadrimestre deste ano

Regiane Matos destaca transparência das ações da Secretaria de Educação em Boa Vista
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 10, na Câmara Municipal de Boa Vista ocorreu audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Assim, a secretária Consuêlo Sales apresentou detalhado relatório das ações realizadas. Ela destacou a aplicação transparente dos recursos e o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação.

Consuêlo Sales avaliou de forma positiva a prestação de contas, ressaltando o esforço da Secretaria em garantir a transparência. “Apresentamos todas as ações realizadas na rede, como a formação continuada, o início do ano letivo e a aplicação transparente dos recursos”, disse Sales.

Ela também enfatizou a disponibilidade da Secretaria para esclarecimentos adicionais: “Colocamo-nos à disposição para mais esclarecimentos. A Secretaria de Educação está de portas abertas para esclarecer vereadores e também a população em geral sobre o trabalho”, pontuou a secretária.

Importância

A vereadora Regiane Matos (MDB), que presidiu a sessão, destacou assim, a importância do momento para informar a aplicação dos recursos e investimentos na educação municipal.

“Foi um momento muito importante de esclarecimento sobre a aplicação dos recursos e investimentos da Prefeitura de Boa Vista na educação municipal”, afirmou Matos. Ela também comentou sobre a relevância da educação em Boa Vista: “Sabemos o quanto a educação em Boa Vista é referência nacional e internacional, especialmente considerando que somos a capital da primeira infância”, destacou.

Como resultado, o relatório da Secretaria de Educação incluiu diversos pontos. Entre as principais ações, teve ampliação de 1.860 vagas para este ano letivo com a implantação do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Professora Nara Ney.

Esclarecimentos

Além disso, ocorreram manutenções em 32 escolas, incluindo limpeza de caixas d’água e cisternas, e poda e remoção de árvores em 53 unidades escolares. A instalação de 152 centrais de ar e a oferta de transporte escolar em 73 rotas, beneficiando 2.874 alunos, também foram mencionadas.

Outro ponto de destaque foi a entrega de 1.097 Chromebooks para escolas e alunos. Além de 938 itens de materiais permanentes e 2.825 itens de consumo. Na gestão de planejamento educacional, aproximadamente 232 professores participaram de formações pedagógicas, e o número de salas multifuncionais para educação especial foi aumentado para 75.

O relatório também evidenciou a gestão financeira, com receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O que então totalizou R$ 160.025.728,81 no primeiro quadrimestre e uma execução orçamentária detalhada, incluindo a suplementação e saldo remanescente de R$ 7.376.003,70.

Investimento e educação

Programas e projetos como o Bem-Te-Vi, em parceria entre a Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou consultas e entregou óculos para alunos. E os Cantinhos da Leitura, implementados em 40 escolas, também foram destacados no relatório.

Por fim, Regiane Matos reforçou a importância dos investimentos na educação. “Investir na educação é essencial e transformador. Poder apresentar a aplicação desses recursos durante este período de quatro meses, aqui neste parlamento, foi essencial”, declarou.

Ela concluiu destacando a clareza das informações apresentadas e a transparência da gestão municipal. “Esta foi a ocasião perfeita para esclarecer essas dúvidas. Embora nem todos os parlamentares tenham participado desta audiência pública, estou certa de que aqueles que participaram saíram com todas as suas dúvidas esclarecidas”, finalizou.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x