Réveillon: ingredientes alternativos são opções para preparo de ceia leve criativa e saudável

Conforme nutricionista, a ceia pode sair dos tradicionais assados e ter espaço para saladas

Réveillon: ingredientes alternativos são opções para preparo de ceia leve criativa e saudável
Ceia de fim de ano/Foto Banco de imagens FREEPIK

Ainda não sabe como vai preparar a ceia do Réveillon? A dica é optar por ingredientes leves, criativos e saudáveis.

Contudo, quem possui intolerância alimentar ou opta pela dieta vegana ou vegetariana, merece uma ceia tão saborosa e festiva quanto.

A Especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília, Paloma Popov disse que toda ceia pode e deve ser inclusiva, com opções para todos os públicos.

Criatividade

Dessa forma, a nutricionista indica a criatividade como ponto alto para esse fim de ano. Assim as opções de saladas, pães sem glúten, queijos, leites e derivados sem lactose podem compor as receitas.

A ceia de Ano Novo, em geral, não contém preparos com glúten e lactose. O que acaba surpreendendo são as sobremesas, entradas, o clássico panetone, além das famosas rabanadas, sempre presentes na ceia de e Ano Novo.

Podemos pensar em saladas com um teor nutritivo importante para não faltem nutrientes para esses pacientes. Pensando em usar extratos vegetais para substituição do leite e seus derivados, temos leite de coco, amêndoas, arroz, ou próprio leite de soja”, sugere.

Público vegano

No caso do público vegano, a professora indica o uso de proteínas de origem vegetal, tanto nas leguminosas, onde com o grupo dos feijões, lentilha, ervilha, soja, grão de bico e proteínas presentes nos cereais, que é o grupo do arroz, milho, cevada, centeio, trigo e aveia. “A ideia é o vegano substituir o consumo dessas proteínas com esses grupos alimentares”, explica.

Dicas

Contudo, Outra alternativa para festas é o “Escondidinho” com proteína de soja texturizada, que pode ser coberto com purê de batata, de aipim ou de batata baroa.

Assim, para substituir os assados, a dica da especialista é o hambúrguer de grão-de-bico ou hambúrguer de soja. De entrada, o snack de grão-de-bico é a indicação. “O que sempre tem que se levar em consideração é a criatividade. Dá para fazer pratos e cardápios bem elaborados e atender todos os grupos que estarão presente”, arremata.

Fonte: Da Redação

1
0
Would love your thoughts, please comment.x