Ribeirinhos reagem à fala de empresário e pedem suspensão de licença

Vilanova chamou moradores de ‘vagabundos’ por protestarem contra autorização cedida à empresa do Paraná

Ribeirinhos reagem à fala de empresário e pedem suspensão de licença
Vilanova chamou ribeirinhos de ‘vagabundos’ durante entrevista ao Roraima em Tempo – Foto: Reprodução/Facebook/Antonio Denarium

Ribeirinhos do Baixo Rio Branco reagiram à declaração do empresário Victor Vilanova, e voltaram a pedir que o Governo de Roraima suspenda a licença para explorar a pesca esportiva na região.

Vilanova chamou os moradores de “vagabundos” por protestarem contra autorização cedida à Vilanova Amazon Agência De Viagens LTDA, do Paraná. A declaração foi publicada com exclusividade pelo jornal.

Ouça o áudio

Conforme o morador da comunidade Terra Petra, Eliezio Vasconcelos, a fala do empresário deixou os moradores com receio. Ele diz que Vilanova terá livre acesso à região, mesmo que os ribeirinhos sejam contrários.

“Estamos sem saber o que fazer. Muitos não querem se manifestar por medo, porque esse Victor tem o costume de ameaçar as pessoas que trabalham em Caicubí. E essa declaração pegou o povo de surpresa, pois o governo vai lá e autoriza o camarada a fazer o que quer. Os moradores não têm força para debater com um cara que tem dinheiro, por isso nós queremos a retirada da empresa”, diz.

Expulso por ribeirinhos

De acordo com Eliezio, antes de conseguir a licença, Victor foi expulso das Vilas Canauanim e Caicubí por coagir a população.

Ele lembra que os moradores não o aceitaram na região, e o proibiram de pescar na Vila Canauini, pois tinha ameaçado os ribeirinhos.

“Além disso, ele é um mau pagador. Foi expulso de Caicubí, por isso, ele se revoltou, e pediu a licença. Infelizmente, conseguiu. Ele não pagava os funcionários e chegou a mandar a polícia e chamou todos de vagabundos”, fala.

Outro ribeirinho, que prefere não se identificar, explica que esteve na reunião citada por Victor, em Terra Preta. No local, ele ameaçou os moradores das comunidades Lago Grande e Canauini.

“Ele começou errado, querendo fazer reunião com uma vila, sendo que o Rio Xeruinim são três comunidades: Canaunim, Lago Grande, bem como Terra Preta. Falou que se conseguisse a licença do governo querendo ou não ele ia entrar nem que fosse na marra. Além disso, afirmou que não estava nem aí pra outras comunidade, o compromisso dele era só com terra preta”, relembra.

‘Ignorante’

De acordo com o denunciante, o empresário chamou ainda as outras comunidades de “merdas”.

“Não sei do que ele é capaz! Um homem desses que chega à comunidade com tanta estupidez, ignorante. Do jeito que ele é, tenho medo do que ele é capaz de fazer”, diz.

Outros ribeirinhos também se posicionaram contra o Governo do Estado e Vilanova, em grupo de rede social, após a repercussão da reportagem publicada pelo Roraima em Tempo.

“O governo só está do lado de quem tem dinheiro. Não está nem aí para os ribeirinhos”, critica um morador. “O que esse ‘idiota’ desse governador não entende é que quando se trata de turismo, pesca esportiva no Baixo Rio Branco, interfere diretamente na economia das famílias”, fala outro.

 “Tenho vídeos das reuniões nos quais ele fala mal dos moradores de Caicubí. Nunca fui a favor desse cara, mesmo antes de vê-lo pessoalmente”, disse uma jovem.

Outras denúncias

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) investiga Victor Vilanova por crime ambiental. Em maio deste ano, o órgão abriu um inquérito para apurar o caso.

Conforme a denúncia, Victor causou desmatamento na Região do Rio Jufaris, nas comunidades Caburis e Caju, localizadas entre Barcelos, no Amazonas, e Caracaraí, em Roraima.

Além disso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipam) disse ao Ministério Público que Vilanova não tinha licenças ambientais para atuar na região. Contudo, o empresário nega.

Governo

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado, mas ainda não recebeu resposta.

Por Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x