O estado de Roraima está no 27º lugar, última posição no ranking de estados brasileiros com maior competitividade. O resultado é de pesquisas realizadas pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e aponta ainda que em quatro anos, Roraima caiu 13 posições na lista.
O levantamento analisa 86 indicadores distribuídos em 10 pilares: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Os pilares temáticos são considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros.
Queda de posições
Anteriormente, em 2017, Roraima ocupava o 14º lugar no ranking. Por outro lado, em 2018, caiu 4 posições, ficando então em 18º colocado. Isto porque caiu de posição em pilares como Segurança Pública, Educação, Capital Humano e Infraestrutura.
Do mesmo modo, em 2019 os números caíram novamente. Na 8ª edição, Roraima ficou em 21º lugar. Já em 2020, o estado caiu mais 4 posições e ficou em 25º lugar com pioras nos pilares de Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Ambiental, Educação, Eficiência da Máquina Pública e Inovação.
Divulgado em outubro do ano passado, a 10ª edição do Ranking mostra Roraima na 27ª posição. Conforme o relatório, o estado atingiu a última colocação devido uma piora nos pilares de Infraestrutura, Solidez Fiscal, Capital Humano e Inovação, Educação e Potencial de Mercado, e Sustentabilidade Social.
Desafios
Em relação aos pilares, o Estado tem como maiores desafios a Eficiência da Máquina Pública, Segurança Pública, Educação, Sustentabilidade Ambiental e Inovação.
Os pilares de Segurança, Eficiência da Máquina Pública e Inovação de Roraima estão na última colocação geral entre todos os estados do Brasil.
Fonte: Da Redação