Cidades

Roraima registrou mais de 230 focos de fogo em 15 dias

Roraima registrou 237 focos de fogo nos primeiros 15 dias de outubro de 2023. Os dados são do Boletim Hidrometeorológico da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) desta segunda-feira (16).

Conforme os dados, o município com maior incidência é Pacaraima, na fronteira com a Venezuela que registrou 39 focos neste período. O número representa 16,5% do total.

Logo em seguida vem o município de Normandia com 36 focos de fogo, o que equivale a 15,2%. O terceiro município com mais registros de queimadas é Caroebe com o total de 29 focos este mês, ou seja, 12,3%.

Acima da média

De acordo com o Boletim Hidrometeorológico, o número de queimadas em Roraima neste mês está acima da média e já é maior que todo o mês de outubro em 2022. Além disso, a previsão de fogo para os próximos três dias é de alto a crítico.

“A média de outubro em Roraima é de 106 focos; e a média anual é 2031. Já em outubro de 2022 registrou-se 117 focos de um total anual de 1223”.

Temporal

Apesar da forte ação do fenômeno El Niño, que causa aquecimento da costa e, consequentemente, a ausência de chuva na Amazônia, Roraima enfrentou um forte temporal neste fim de semana.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), o volume de água chegou a 54 mm de chuva, em menos de uma hora, e ventos intensos de 30km/h. O previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de chuva de até 50 mm para o dia todo.

Além disso, segundo a Roraima Energia, foram mais de 700 ocorrências de danos causados por descargas atmosféricas, e ventos fortes que levaram árvores e objetos sobre a rede elétrica.

Na manhã de hoje a empresa afirmou que o tempo de atendimento ficou bastante elevado devido a alta demanda e a complexidade dos danos ocorridos como quebra de postes e redes rompidas.

Disse ainda que até o final do dia, todos os pontos críticos onde ainda falta luz devem estar reestabelecidos.

Inmet mantém alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta para chuvas intensas com perigo potencial até às 10h desta terça-feira (17).

Segundo o instituto, o alerta vale para os municípios que estão localizados nas regiões Norte e Sul de Roraima. O órgão prevê possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Dez urnas são substituídas durante a manhã na eleição suplementar em Roraima

Índice foi considerado muito baixo e dentro da normalidade prevista para o processo eleitoral

38 minutos ago

Eleitor que não votar na Eleição Suplementar deve justificar ausência às urnas

Justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título

54 minutos ago

“Confundir as pessoas não é coisa de político sério”: diz Teresa Surita sobre candidatura sub judice de Arthur Henrique

Declaração ocorreu neste domingo, 21, após a pré-candidata ao Senado votar na eleição para a…

1 hora ago

Eleição suplementar: pré-candidato a deputado federal, Romero Jucá vota na Junta Comercial de Boa Vista

Político chegou ao local na manhã deste domingo, acompanhado da esposa Rosilene Brito

2 horas ago

Teresa Surita vota na UERR acompanhada de Soldado Sampaio

Pré-candidata ao Senado Federal chegou ao local por volta das 10h e disse que optou…

3 horas ago

Eleição suplementar em Roraima: Nelita Frank vota na Setrabes, em Boa Vista

Ela chegou ao local por volta das 9h, acompanhada da professora Antônia Pedrosa, que teve…

4 horas ago