Semana da Justiça Pela Paz em Casa terá ações educativas e palestras sobre importância do combate à violência contra mulher

Evento ocorre nos dias 21 a 24 de novembro

Semana da Justiça Pela Paz em Casa terá ações educativas e palestras sobre importância do combate à violência contra mulher
Sede do Tribunal de Justiça de Roraima – Foto: Divulgação/TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Coordenadoria de Violência Doméstica (CEVID/TJRR), vai promover de 21 a 24 de novembro, a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater à violência doméstica contra a mulher.

Dessa forma, a semana conta com uma programação repleta de ações educativas, debates e palestras. Os encontros abordam a promoção da proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ampliar a efetividade da lei Maria da Penha. Ou seja, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados a violência de gênero.

A última edição do ano da Semana Pela Paz em Casa ocorre em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”,  instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme a juíza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Suelen Alves, a ação reafirma o compromisso do judiciário no enfrentamento a violência contra mulher.

“No Judiciário de Roraima, além das audiências pautadas, também inclui ações organizadas CEVID/TJRR com o objetivo de dar visibilidade à questão da violência de gênero para que esses crimes sejam denunciados, e divulgar os diversos canais que integram a rede de proteção às vítimas desse tipo de violência”, afirmou.

Portanto, as ações da Semana Pela Paz em Casa contribuem na agilização dos julgamentos, de forma concentrada na semana. Além disso, contribuem com ações de formação junto à Rede de Atendimento.

De acordo com a chefe do Setor de Enfrentamento a Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, a CEVID/TJRR, também realizará a entrega dos Selos Mulheres Seguras – 2ª Edição, que teve cinco programas inscritos e que terão divulgação no dia 22 de novembro. As ações ocorrerão em diferentes locais da capital e do interior do estado.

Programação do 25ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa

  • Dia 21 de novembro – 15h. Local: Fórum Criminal
  • Reunião com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para entregar a tradução da cartilha “Estou Namorando e Agora?” em espanhol.
  • Reunião com o secretário de Educação para discutir ações de prevenção à violência doméstica nas escolas.
  • Dia 22 de novembro- 15h
  • Entrega do Selo Mulheres Seguras a mulheres que se destacaram na luta contra a violência doméstica – Auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB)
  • Palestra sobre violência doméstica na Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Rorainópolis.
  • Dia 23 de novembro – 15h
  • Certificação do Projeto Maria vai à Escola, que promove a conscientização sobre a violência doméstica entre adolescentes.
  • Capacitação sobre deslocamento forçado e violência de gênero, voltada para servidores do TJRR e de instituições parceiras. Sede da Cáritas (Rua Floriano Peixoto, 402 – Centro)
  • Dia 24 de novembro- 9h30
  • Roda de conversa sobre “Construindo um Ambiente Seguro: TJRR e a Prevenção da Violência Doméstica” – evento ocorrerá simultaneamente nas unidades da capital (Sede Administrativa do TJRR, Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, Palácio da Justiça  e Fórum Cível Advogado Sobral Pinto).
  • Palestra sobre violência nas relações de namoro, realizada com alunos da Escola Fernando Grangeiro, na Casa da Mulher Brasileira.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x