Cidades

Semana Pedagógica: mais de 6,5 mil profissionais da educação participam de treinamento em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta segunda-feira, (29) à 11ª Semana Pedagógica, tradicional evento de preparação para o ano letivo de 2024.

A abertura ocorreu no Teatro Municipal. Mais de 6,5 mil profissionais da educação de diversas áreas participam do treinamento com palestras, oficinas e atividades práticas.

Este ano, o evento tem como tema “Reencontros e novas práticas educativas”, abordando a “alfabetização na idade certa”. De acordo com a secretária de Educação e Cultura (SMEC), Consuêlo Sales, a Semana Pedagógica é uma importante ferramenta de alinhamento de toda a rede municipal de ensino.

“Este é um evento essencial para que nossos profissionais iniciem o ano letivo de forma alinhada e devidamente capacitados. Nos permite troca de experiências e muito aprendizado. Trabalharemos temas específicos de cada área.  Tudo para que eles se sintam motivados e para garantirmos ensino de qualidade para nossas crianças”, explicou.

Mais conhecimento

Conforme Eliesio Almeida, professor da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, a formação continuada dos profissionais é essencial para a qualidade do ensino. “Trata da formação e valorização dos profissionais, nos incentivando a pensar e planejar as melhores formas de atender nossos alunos. Acho muito importante participar”, afirmou.

Assim, a cuidadora Jacira Scheherazade destacou as contribuições do evento para todos os profissionais e para o ensino como um todo. “Nossas expectativas são as melhores. Até porque teremos eixos específicos para a nossa área. Isso favorece o surgimento de novas ideias, propostas e nos ajuda a aperfeiçoar o trabalho que fazemos com as crianças”, contou.

Palestras e oficinas

Durante o evento ocorrem oficinas e palestras com temas importantes, promovidas por profissionais da educação e de outras áreas, incluindo participação de especialistas da Universidade de Harvard. Um dos temas a serem abordados é a alfabetização para crianças com deficiências e com autismo.

De acordo com o professor Dr. Eugênio Cunha, do Instituto Conhecer, a palestra busca preparar os profissionais para atender crianças com autismo nas escolas municipais. A abordagem nesse momento é fundamental, visando a importância de eles estarem preparados, motivados e inteirados sobre as novas estratégias de ensino.

“Hoje pelo menos metade do quantitativo de matrículas da educação especial é de crianças com autismo. A gente procura estabelecer estratégias para levar condições pedagógicas para alfabetizar e letrar essas crianças. Acreditando sempre no potencial dos alunos e no potencial dos professores”, disse.

Cerca de 1 mil alunos com autismo são atendidos na Rede Municipal de Ensino, sendo mais de 1.500 alunos considerados público-alvo, entre crianças com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual e alunos com altas habilidades. O trabalho voltado aos autistas se fortaleceu com a inauguração de um centro especializado, no primeiro semestre do ano passado.

Investimento

O ano letivo 2024 se inicia nesta quinta-feira, 1º. A previsão é atender 56 mil alunos em toda a rede municipal. Além disso, a proposta da atual gestão é gerar mais de 6 mil novas vagas para 2024, com obras de construção e ampliação em 11 unidades escolares da capital que estão em andamento.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Brasil lança 1º foguete comercial nesta quarta-feira, no Maranhão

Ele está programado para ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão às…

11 minutos ago

Jovem furta casa de idosos duas vezes em menos de cinco dias e acaba preso em Boa Vista

Suspeito chegou a ser identificado na primeira vez, mas passou a responder em liberdade porque…

57 minutos ago

Justiça reconhece que reajuste de 23,77% aplicado pela Caer em 2024 foi abusivo e obriga empresa a restituir consumidores

Valores cobrados em excesso devem ser devolvidos por meio de compensação em faturas futuras

2 horas ago

Sine: veja mais de 120 oportunidades de emprego para esta terça-feira, 16

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

12 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

15 horas ago