Cidades

Sicredi e Sesc promovem palestra de educação financeira para pais de alunos em Boa Vista

O Sicredi, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), vai realizar no dia 4, uma série de palestras voltadas para pais de alunos do ensino fundamental em Boa Vista.

O evento é parte do Programa “Cooperação na Ponta do Lápis”, que tem como objetivo levar educação financeira para as regiões onde a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais. E nesta ocasião, o público atendido são as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e seus responsáveis.

De acordo com a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, Marcilene Rosa Mendes, que conduzirá as palestras, o programa é aplicado de forma interdisciplinar pelos professores, que foram capacitados para integrar a educação financeira nas diversas disciplinas do currículo escolar.

“A gente forma os professores, e eles fazem a aplicabilidade com os alunos em sala de aula. E aí a gente trabalha a educação financeira interdisciplinar”, explica.

Do mesmo modo, o evento, ocorre em parceria com o Sesc, visa aproximar as famílias desse processo de orientação financeira, proporcionando a elas ferramentas para apoiar o aprendizado financeiro dos filhos em casa. Paula Beatriz, analista de educação do Sesc, reforça a importância da participação dos responsáveis:

“Dentro da conversa na próxima sexta-feira será explicado sobre o projeto, os objetivos e como é trabalhada a educação financeira em sala. É muito importante que as famílias compreendam os meios de também auxiliar o trabalho que já vai iniciar na sala de aula, mas que impactará diretamente na casa e na sociedade”.

Educação financeira

Assim, a educação financeira, como parte do currículo escolar, é tratada de forma interdisciplinar, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa busca promover o desenvolvimento das 10 Competências Gerais e suas habilidades. Além de fomentar a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos, indo além dos cálculos tradicionais. O objetivo é envolver tanto a escola quanto a família, contribuindo para uma mudança no comportamento financeiro de longo prazo.

Além disso, a proposta pedagógica do programa “Cooperação na Ponta do Lápis” busca criar uma vivência prática e conectada com a realidade dos alunos e suas famílias. O que promove uma cultura financeira inclusiva e integral.

Segundo Marcilene Mendes, o foco é fazer com que as famílias também assumam o papel de multiplicadoras desse conhecimento em casa. Para que os aprendizados impactem não apenas o presente, mas também o futuro das crianças.

Assim, as palestras, que acontecerão no teatro do Sesc, contarão com a presença das assessoras do cooperativismo pedagógico do Sicredi que abordarão temas práticos e cotidianos, com o intuito de envolver todos os participantes no processo de educação financeira, tanto nas escolas quanto nas famílias.

Confira os horários das palestras:

Horário da manhã:

  • Primeira turma (1º ao 3º ano): das 08h30 às 09h30 (estimativa de 100 pais).
  • Segunda turma (4º ao 5º ano): das 10h00 às 11h00 (estimativa de 106 pais).

Horário da tarde:

  • Primeira turma (1º ao 3º ano): das 14h30 às 15h30 (estimativa de 100 pais).
  • Segunda turma (4º ao 5º ano): das 16h00 às 17h00 (estimativa de 106 pais).

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Cia Criart leva a magia do circo ao Festival de Teatro da Amazônia com apoio da Prefeitura de Boa Vista

Apresentação ocorreu no último dia 30 de setembro. Equipe representou Roraima em um dos eventos…

4 horas ago

Idosa com doença grave espera por tratamento em cadeira no HGR

Conforme a denúncia, paciente veio do Bonfim em busca de atendimento na terça-feira (1º) e…

5 horas ago

Coligação denuncia à Justiça Eleitoral suposto abuso de poder político e econômico por parte do grupo governista em Mucajaí

Representação relata até o uso da estrutura do Governo do Estado em favor da candidatura…

6 horas ago

Feirantes denunciam falta de luz há três dias na Feira do Passarão

Feirantes também reclamaram do calor na estrutura. De acordo com relato, não há ventilação adequada…

6 horas ago

PRF prende cabo eleitoral com R$6 mil em Boa Vista

Policiais também encontraram no veículo lista com nomes de militantes, comprovantes de depósitos e contratos…

7 horas ago

Familiares de idoso internado há dois meses no HGR denunciam negligências e falta de materiais na unidade

Conforme a denúncia, parentes precisaram comprar remédios e itens básicos para o tratamento do paciente…

8 horas ago