O Sicredi, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), vai realizar no dia 4, uma série de palestras voltadas para pais de alunos do ensino fundamental em Boa Vista.
O evento é parte do Programa “Cooperação na Ponta do Lápis”, que tem como objetivo levar educação financeira para as regiões onde a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais. E nesta ocasião, o público atendido são as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e seus responsáveis.
De acordo com a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, Marcilene Rosa Mendes, que conduzirá as palestras, o programa é aplicado de forma interdisciplinar pelos professores, que foram capacitados para integrar a educação financeira nas diversas disciplinas do currículo escolar.
“A gente forma os professores, e eles fazem a aplicabilidade com os alunos em sala de aula. E aí a gente trabalha a educação financeira interdisciplinar”, explica.
Do mesmo modo, o evento, ocorre em parceria com o Sesc, visa aproximar as famílias desse processo de orientação financeira, proporcionando a elas ferramentas para apoiar o aprendizado financeiro dos filhos em casa. Paula Beatriz, analista de educação do Sesc, reforça a importância da participação dos responsáveis:
“Dentro da conversa na próxima sexta-feira será explicado sobre o projeto, os objetivos e como é trabalhada a educação financeira em sala. É muito importante que as famílias compreendam os meios de também auxiliar o trabalho que já vai iniciar na sala de aula, mas que impactará diretamente na casa e na sociedade”.
Assim, a educação financeira, como parte do currículo escolar, é tratada de forma interdisciplinar, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa busca promover o desenvolvimento das 10 Competências Gerais e suas habilidades. Além de fomentar a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos, indo além dos cálculos tradicionais. O objetivo é envolver tanto a escola quanto a família, contribuindo para uma mudança no comportamento financeiro de longo prazo.
Além disso, a proposta pedagógica do programa “Cooperação na Ponta do Lápis” busca criar uma vivência prática e conectada com a realidade dos alunos e suas famílias. O que promove uma cultura financeira inclusiva e integral.
Segundo Marcilene Mendes, o foco é fazer com que as famílias também assumam o papel de multiplicadoras desse conhecimento em casa. Para que os aprendizados impactem não apenas o presente, mas também o futuro das crianças.
Assim, as palestras, que acontecerão no teatro do Sesc, contarão com a presença das assessoras do cooperativismo pedagógico do Sicredi que abordarão temas práticos e cotidianos, com o intuito de envolver todos os participantes no processo de educação financeira, tanto nas escolas quanto nas famílias.
Horário da manhã:
Horário da tarde:
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…