Foto: Divulgação Sicredi
O Sicredi, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), vai realizar no dia 4, uma série de palestras voltadas para pais de alunos do ensino fundamental em Boa Vista.
O evento é parte do Programa “Cooperação na Ponta do Lápis”, que tem como objetivo levar educação financeira para as regiões onde a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais. E nesta ocasião, o público atendido são as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e seus responsáveis.
De acordo com a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, Marcilene Rosa Mendes, que conduzirá as palestras, o programa acontece de forma interdisciplinar pelos professores. Ele foram capacitados para integrar a educação financeira nas diversas disciplinas do currículo escolar.
“A gente forma os professores, e eles fazem a aplicabilidade com os alunos em sala de aula. E aí a gente trabalha a educação financeira interdisciplinar”, explica.
Do mesmo modo, o evento, ocorre em parceria com o Sesc, visa aproximar as famílias desse processo de orientação financeira, proporcionando a elas ferramentas para apoiar o aprendizado financeiro dos filhos em casa. Paula Beatriz, analista de educação do Sesc, reforça a importância da participação dos responsáveis:
“Dentro da conversa na próxima sexta-feira será explicado sobre o projeto, os objetivos e como é trabalhada a educação financeira em sala. É muito importante que as famílias compreendam os meios de também auxiliar o trabalho que já vai iniciar na sala de aula, mas que impactará diretamente na casa e na sociedade”.
Assim, a educação financeira, como parte do currículo escolar, é tratada de forma interdisciplinar, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa busca promover o desenvolvimento das 10 Competências Gerais e suas habilidades. Além de fomentar a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos, indo além dos cálculos tradicionais. O objetivo é envolver tanto a escola quanto a família, contribuindo para uma mudança no comportamento financeiro de longo prazo.
Além disso, a proposta pedagógica do programa “Cooperação na Ponta do Lápis” busca criar uma vivência prática e conectada com a realidade dos alunos e suas famílias. O que promove uma cultura financeira inclusiva e integral.
Segundo Marcilene Mendes, o foco é fazer com que as famílias também assumam o papel de multiplicadoras desse conhecimento em casa. Para que os aprendizados impactem não apenas o presente, mas também o futuro das crianças.
Assim, as palestras, que acontecerão no teatro do Sesc, contarão com a presença das assessoras do cooperativismo pedagógico do Sicredi que abordarão temas práticos e cotidianos, com o intuito de envolver todos os participantes no processo de educação financeira, tanto nas escolas quanto nas famílias.
Horário da manhã:
Horário da tarde:
Fonte: Da Redação
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…