Cidades

Situação de emergência por incêndio florestal cresceu 354% em agosto

O número de municípios que decretaram situação de emergência por incêndios florestais em agosto cresceu 354% em relação ao mesmo mês do ano de 2023. É o que aponta o levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios.

Somente neste mês, 118 gestores municipais registraram a condição no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Este ano, até o dia 26 de agosto, 167 municípios declararam situação de emergência. No mesmo período de 2023 apenas 57 enfrentavam o problema. 

De acordo com o levantamento, 4,4 milhões de pessoas já foram afetadas pelos incêndios florestais este ano. A maioria, 4 milhões, alcançados pelos efeitos como poluição do ar e perda da biodiversidade.

O maior número de decretos aconteceu em São Paulo, por 51 municípios, seguido por Mato Grosso do Sul, com 35 registros; Acre, com 22; Espírito Santo e Rondônia, dois municípios, e, por fim, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina, apenas um município cada.

Até o momento, o sistema aponta que o Governo Federal já reconheceu a situação de emergência por incêndio florestal em 12 municípios em Mato Grosso do Sul. Os demais processos ainda estão em andamento para que os gestores possam ter acesso aos recursos públicos federais para medidas emergenciais.

A instituição estima um prejuízo de R$ 10 milhões em assistência médica emergencial para a saúde pública, que ainda pode crescer com impactos causados pela exposição da população à fumaça.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Nelita Frank disputará eleição suplementar em Roraima com foto e nome de candidata indeferida nas urnas

Justiça Eleitoral alegou falta de viabilidade técnica e tempo hábil para alterar as urnas a…

1 hora ago

Jovem é preso após PRF encontrar pepita de ouro ilegal escondida dentro de lanterna em Bonfim

Suspeito confessou que o material foi extraído de uma área de garimpo. Ele vai responder…

2 horas ago

Governo mantém assistência a mais de 11 mil pessoas atingidas pelas chuvas em Roraima

Boletim desta terça, 16, aponta 71 pontos críticos em 12 municípios e cerca de 38…

3 horas ago

Maior Paçoca do Mundo bate mais um recorde e atinge marca de 1.593,5 kg

Iguaria foi produzida ao longo demais de 15 dias e distribuída gratuitamente para cerca de…

3 horas ago

Quase meia tonelada de camisas esportivas falsificadas são apreendidas em Boa Vista

Carga foi avaliada em aproximadamente R$ 30 mil

3 horas ago

Sine oferta mais de 200 vagas de emprego para Roraima nesta quarta-feira, 17

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

4 horas ago