Conforme um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, até 2030, o Brasil deve ter 11,9 milhões de pessoas vivendo em condições precárias. Por isso, os programas habitacionais são importantes. Eles ajudam milhares de pessoas a realizar o sonho da casa própria. Em Roraima, por exemplo, foram 80 casas para o Cantá. Um dos menores municípios do Estado.
Para a moradora Tatiane Medeiros, por exemplo, comprar a sua casa era quase impossível. Assim, durante mais de cinco anos, ela foi refém do aluguel. “O dinheiro do aluguel não volta. Por isso, eu dizia que o aluguel come na mesa junto com a gente”.
Assim, como muitas pessoas, ela também viveu o aperto do orçamento. “Tinha mês que a gente escolhia o que ia pagar porque o dinheiro não dava. Então, era o aluguel ou era o que a gente ia comer”.
Contudo, a mudança de vida para a Tatiane veio com o programa Minha Casa, Minha Vida, uma ação que teve o apoio de Romero Jucá. Desta forma, ele também ajudou a levar novas casas para o Cantá. E hoje, a Tatiane mora em uma delas.
“Eu gosto muito desse lado humano do Romero Jucá. Porque a gente vê que ele se preocupa com as pessoas. E hoje, eu tenho a minha casa, que é a casa da minha família”.
Casas para Cantá e mais de 8 mil moradias em todo o Estado
Com a ajuda de Romero Jucá, vários municípios do Estado ganharam investimentos do Governo Federal para a construção de casas populares. Assim, só no interior do Estado, foram mais de 1.095 famílias atendidas.
“Os nossos municípios competiam com outros lugares do país. E, em algumas delas, o déficit habitacional era ainda maior. Por isso, a gente tinha que articular junto aos Ministérios e com os presidentes, para que o nosso Estado fosse atendido”.
E além das 80 casas para o Cantá, ele também ajudou na construção de casas em Boa Vista e em mais nove municípios. “Eu sei a importância que esse trabalho tem na vida das pessoas. Porque quem tem uma casa, tem um patrimônio para a família. E eu espero ajudar para que esses investimentos voltem a atender as famílias do nosso Estado”.
Veja onde as casas foram construídas:
- Alto Alegre: 50 casas
- Boa Vista: mais de 7,7 mil unidades, entre casas e apartamentos
- Bonfim: 30
- Cantá: 80
- Caracaraí: 137
- Iracema: 30
- Mucajaí: 453
- Normandia: 32
- Pacaraima: 50
- São Luiz: 136
- Uiramutã: 95
Fonte: Da Redação