Tanabata Matsuri: associação promove 10ª edição de tradicional festival japonês em RR

Programação inclui oficinas gratuitas, apresentações de artes marciais, dança, concurso de cosplay e venda de comidas típicas

Tanabata Matsuri: associação promove 10ª edição de tradicional festival japonês em RR
Concurso de Cosplay – Foto: Divulgação/ANIR

Uma das principais celebrações japonesas, Tanabata Matsuri – O Festival da Estrela será celebrado em Boa Vista nos dias 29 e 30 de junho. Promovido pela Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR), o evento estará na sua 10ª edição, repleto de atividades abertas à comunidade.  

A programação do festival inclui oficinas gratuitas, como de Origami, Cosplay e Shodo. Além de apresentações de artes marciais, dança e de taiko (tambor japonese), Concurso de Cosplay e venda de comidas típicas e produtos voltados à cultura geek.

“A ANIR foi criada com o intuito de preservar a cultura japonesa e, é claro, também contribuir de uma forma diversa para o enriquecimento da cultura brasileira. Por isso, busca desenvolver atividades não só voltadas para a comunidade nikkei, mas também para toda a comunidade Roraimense”, explica a presidente da ANIR, Aniely Hideshima.

Lenda de Tanabata

Um dos principais momentos do Tanabata Matsuri é a encenação da lenda que originou a tradicional festividade japonesa. Nela conhecemos Orihime (a tecelã) e Hikoboshi (o pastor), duas estrelas separadas pela Via Láctea.

A lenda conta que Orihime e Hikoboshi só podiam se encontrar uma vez por ano, na noite do Tanabata. Para celebrar este encontro, as pessoas escrevem desejos em tanzakus (tiras de papel coloridas) e os penduram em galhos de bambu. Acredita-se que esses desejos serão levados ao céu e, assim, atendidos pelas estrelas.

Além disso, o festival serve como um lembrete de que sonhos e aspirações podem se tornar realidade com trabalho duro e determinação. Ao escrever os desejos nos tanzakus, as pessoas não apenas confiam nas estrelas, mas também assumem a responsabilidade por seus próprios destinos.

A ANIR

Composta por mais de 130 famílias japonesas, a ANIR possui um calendário anual de eventos, entre eles o Tanabata Matsuri e a Semana da Cultura Japonesa. Além disso, mantém o Instituto Roraimense de Cultura Japonesa (IRCJ), onde ocorrem aulas de idiomas, dança, taikô, entre outros projetos.

A Associação está localizada na Rua da Mangueira, nº 477, bairro Caçari. Para mais informações, entre em contato através do número: 95 99175-7573 e pelas redes sociais – Instagram: @anir.roraima | Facebook: /Anir.Roraima.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x