Fachada do TCE-RR - Foto: Divulgação
O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) suspendeu todos os atos relacionados à compra de livros de R$ 7 milhões que o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) realiza.
O Pleno do TCE-RR referendou a determinação do Conselheiro Bismark Dias Azevedo e aprovou a medida cautelar.
A equipe técnica de Controle Externo do Tribunal identificou durante análise do edital e das demais peças técnicas, uma contratação repleta de irregularidades.
“No análise do processo, o representante informou ao relator das contas do Detran-RR a ausência de ampla pesquisa de preços para a contratação do objeto pretendido, contrariando o estabelecido na Lei nº 8.666/93, que exige a justificativa de preço na instrução dos processos de inexigibilidade”, diz a nota do TCE-RR.
Outro ponto destacado diz respeito à ilegalidade da opção escolhida pelo Detran para realização da contratação pública. É que, qualquer despesa realizada por meio de inexigibilidade de licitação, exige idoneidade e comprovação da inviabilidade de competição.
Dessa forma, a medida cautelar suspendeu os atos referentes à execução do contrato, inclusive empenho, liquidação e pagamentos.
Em setembro, a reportagem recebeu a denúncia de que o Detran-RR estava negociando a compra de livros por valores milionários com a Editora Eureka LTDA.
Os livros da coleção “Trânsito e Mobilidade” seriam para duas situações. Uma nos anos iniciais no ensino fundamental, enquanto a outra seria para os anos finais.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) fez vários apontamentos no processo de aquisição de livros. Uma delas era relacionada aio alto valor de R$ 7 milhões.
No entanto, o Detran-RR, firmou acordo e seguiu com a compra do material. O extrato do contrato com informações da licitação referente a compra milionária dos livros havia sido publicado em Diário Oficial da última quarta-feira (19).
Fonte: Da Redação
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…
Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…
Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal