Temporada de férias: saiba como evitar cair em golpes e aproveitar a viagem

Pesquisar e planejar com antecedência são duas ações que estão entre as dicas para garantir uma viagem segura e sem golpes

Temporada de férias: saiba como evitar cair em golpes e aproveitar a viagem
Foto: Reprodução/FreePik

Começo de ano e a temporada de férias, que se caracterizam pela grande busca de passagens para viajar, seja de ônibus ou de avião. Nesse período, é importante prestar atenção para evitar golpes e aproveitar a viagem.

De acordo com o agente de viagem Hélio Augusto, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são períodos de alta temporada. Por esse motivo, a viagem entra em pauta para várias famílias.

“São períodos de férias e datas comemorativas. Fevereiro a gente também considera alta temporada, porque é mês de carnaval, tem feriados, tem recesso, então se torna um período com preços mais elevados. Julho também, que é as férias de meio de ano. Todos os outros meses, por exemplo, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, são os de baixa temporada, tem a tendência dos preços estarem mais baixos”, disse.

Conforme o agente, a melhor opção é se planejar e buscar a passagem de 5 a 3 meses antes da viagem. Ele destaca também sobre o motivo do aumento dos preços durante as altas temporadas.

“O trecho também pode ser levado em consideração, porque tem trechos ali que são mais procurados do que outros, principalmente saindo de Boa Vista. O que influencia no preço é a demanda, quanto maior a demanda de gente procurando, maior serão os preços. Tem que ficar sempre a frente, aí você tem essa opção de poder viajar em vários meses do ano”, completou.

Planejamento na hora de viajar

Quem se planeja na hora de viajar é a Jéssica Reis. Ela conta que está há quase três anos em Natal, no Rio Grande do Norte. Em março ela retorna à Boa Vista para passar no mínimo 15 dias. Jéssica começou a pesquisar sobre a viajem em março do ano passado e contou com a experiência na hora de escolher as passagens.

É importante se organizar para viajar, principalmente para quem vai viajar na alta temporada, como é o caso de alunos, estudantes e professores. Se organize pelo menos uns três ou seis meses antes. Se for em alta temporada, uns seis meses antes. Tirar esse tempo para pesquisar os lugares, preços, fazer simulações de datas. Quem tem flexibilidade de horário, pode viajar de madrugada e pegar conexões”, destacou.

Importância de comprar passagem com antecedência

A secretária executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, destaca a importância de comprar as passagens com antecedência e em locais oficiais. Em caso de compras em agências conhecidas, a pessoa têm mais garantias de ter o valor reembolsado, caso ocorra algum problema.

“Não compre passagens que muitas vezes está em post, jornal ou em algum link pelas redes sociais. Desconfie de coisas muito mirabolantes, com preços muito mais baratos do que normal. Geralmente, as passagens quando estão muito perto da viagem elas tendem a ser mais caras. Se você receber algum anúncio de uma passagem muito barata com data muito próxima, pode ter certeza que é um golpe”, ressaltou.

Por fim, ela finaliza explicando sobre a importância de obedecer o orçamento pessoal e familiar, principalmente em situações de aperto, quando a pessoa recorre ao cartão de crédito.

“O consumidor tem que ter a consciência de que caso ele compre parcelado, ele tenha futuramente o o dinheiro para pagar as parcelas. É importante ver o orçamento do consumidor, se ele já está com endividamento”, finalizou.

Fonte: Rádio 93 FM

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x