TRE-RR disponibiliza atendimento virtual à população

Para ser atendido em tempo real, por videoconferência, basta acessar o site do TRE-RR

TRE-RR disponibiliza atendimento virtual à população
Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h – Foto: Divulgação/TRE-RR

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) disponibilizou atendimento virtual para a população a partir desta quarta-feira (31).

O cidadão deve acessar o site do TRE-RR e no menu “Serviços Judiciais” selecionar a opção Balcão Virtual, para receber atendimento em tempo real por meio de videoconferência.

De acordo com TRE-RR, a instituição implantou o programa em abril deste ano, para substituir o atendimento presencial e facilitar o relacionamento com a sociedade.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e o acesso será via plataforma Microsoft Teams ou mensagens por meio do WhatsApp.

Na análise do diretor-geral substituto do TRE-RR, Hermenegildo D’Ávila, a nova plataforma de videoconferência amplia o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral roraimense. Também contribui com as medidas para conter a proliferação da Covid-19. Segundo ele, a instituição iniciou o sistema em projeto piloto no último dia 25.

“Neste momento de pandemia, estamos criando um ambiente virtual para atender às partes, advogados ou qualquer interessado nos processos físicos ou eletrônicos em tramitação na Secretaria Judiciária do TRE-RR ou nas Zonas Eleitorais. Trata-se de uma ferramenta que garante modernização e demonstra que a Justiça Eleitoral não parou, se reinventou no atendimento ao cidadão”, destacou.

Procedimento

Por meio desse canal, é possível obter informações sobre processos em trâmite no Processo Judicial Eletrônico (PJE), sem necessidade de atendimento presencial. Além disso, permite a consulta a outros serviços prestados pela Justiça Eleitoral, tornando mais ágil o atendimento do Judiciário aos cidadãos.

Cada pessoa que acessar o portal receberá uma senha e entrará na fila de atendimento. O sistema o manterá informado de quantas pessoas estão na fila de espera para a pessoa saber em quanto tempo terá tendimento.

Assim que chegar sua vez, o sistema emitirá um sinal sonoro para avisar que pode entrar na sala virtual de atendimento. Além disso, a ferramenta permitirá a emissão de relatórios gerenciais para acompanhamento de diversos aspectos, tais como: quantidade de atendimentos, tempo de espera, bem como tempo do atendimento entre outros. Tudo segmentado por unidade judiciária e por período.

Para atendimento de processos que tramitam em segredo de justiça, o advogado ou a parte deverá apresentar um documento original com foto assim que ingressar na reunião, comprovando a sua habilitação para ter acesso aos autos, ficando desde já ciente que tais atendimentos serão gravados.

Ferramenta garante sigilo

O Balcão Virtual já está instalado em todo o estado desde abril, mas somente nessa etapa o atendimento será prestado por meio de uma nova ferramenta integrada ao Teams. Esse novo instrumento tecnológico, além de garantir o sigilo e a privacidade necessários, também permitira o atendimento de forma mais transparente.

O atendimento ao eleitor continuará sendo realizado por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp. Continua também pelo site www.tre-rr.jus.br, com vários serviços disponibilizados, incluindo o TítuloNet, que possibilita solicitar o primeiro título, transferir domicílio, assim como atualizar dados cadastrais.

Fonte: Da Redação

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