UFRR abre inscrições para mestrado nacional em ensino de física

Interessados têm até dia 26 de setembro para pleitear uma das vagas

UFRR abre inscrições para mestrado nacional em ensino de física
As aulas estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2022 – Divulgação/UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu, nesta segunda-feira (23), as inscrições para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Os interessados têm até dia 26 de setembro para se inscrever. A taxa de inscrição é no valor de R$ 65.

Ao todo, estão sendo ofertadas cinco vagas. Aulas estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2022.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário on-line disponível no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Podem participar do processo seletivo, professores em exercício de docência em Física ou em Ciências na educação básica, que sejam portadores de diplomas de graduação em Física ou áreas afins.

Além disso, estudantes matriculados no último semestre de cursos dessa área também podem participar da seleção.

Seleção

A princípio, o processo seletivo para o mestrado é composto por duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira etapa, eliminatória, consistirá de uma prova escrita virtual nacional elaborada pela Comissão de Seleção Nacional.

Por outro lado, a segunda etapa, classificatória, consistirá de uma prova de defesa de memorial virtual realizada de forma remota pela Comissão de Seleção do Polo.

A prova escrita versará sobre tópicos de física geral. Enquanto na prova de defesa de memorial o candidato deverá discorrer oralmente sobre a trajetória profissional, indicando os motivos que o leva a pleitear uma vaga no mestrado.

Conforme o edital, a primeira etapa está prevista para ocorrer no dia 17 de outubro. Já a segunda etapa deve ocorrer entre os dias 26 e 30 de outubro. A SBF divulgará o resultado final no dia 07 de dezembro.

O mestrado

O MNPEF é um curso em rede nacional, organizado pela SBF. Ele congrega polos em diferentes Instituições de Ensino Superior do país.

De acordo com o certame, o programa é coordenado por uma comissão de Pós-Graduação que designa a comissão de seleção nacional para dar andamento ao processo seletivo.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x