A Universidade Federal de Roraima (UFRR) concederá o título de Doutor Honoris Causa (post mortem) ao artista indígena Makuxi Jaider Esbell. A cerimônia ocorre no dia 20 de agosto, às 19h30, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).
O título “Doutor Honoris Causa” é concedido a personalidades que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso da Universidade, da região ou do país ou que tenham se distinguido, de forma excepcional, pela sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.
Quem foi Jaider Esbell?
Artista, escritor e produtor cultural indígena do povo Makuxi, Jaider Esbell era um dos artistas mais renomados de Roraima. Representante da “arte indígena contemporânea”, Esbell tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Por meio dele, o artista aborda questões sobre arte, ancestralidade, espiritualidade, humanidade, memória, política, ecologia, assim como vários outros assuntos.
O artista foi vencedor do prêmio Pipa Online 2016. E, em 2020, participou da Mostra Coletiva de Arte Indígena Contemporânea “Véxoa: nós sabemos” na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Além disso, foi curador de mostras de arte, como a “Moquêm_Surarî”, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).
Em outubro de 2021, um mês antes de falecer, Jaider teve as obras “Carta ao Velho Mundo (2018-2019) e “Na Terra Sem Males” (2021) adquiridas pelo Centre Georges Pompidou, em Paris, que possui grande acervo de arte moderna na Europa.
Fonte: Da Redação