UFRR oferta 10 vagas para mestrado em Comunicação

Inscrições iniciam no sábado (18) e seguem até 18 de outubro. O valor da taxa é de R$ 150

UFRR oferta 10 vagas para mestrado em Comunicação
Universidade Federal abre vagas gratuitas – Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou nesta quinta-feira (16) o edital de seleção para o mestrado em Comunicação. Ao todo, o curso oferta dez vagas.

Acesse o edital aqui.

As inscrições iniciam no sábado (18) e seguem até o dia 18 de outubro, pelo Sigaa. O valor da taxa é de R$ 150.

Segundo o edital, o curso terá início no primeiro semestre de 2022. Do total de vagas, duas são destinadas às ações afirmativas.

Além disso, cinco vagas são para a linha de pesquisa “Comunicação, Memória e Identidades”. Enquanto outras cinco vagas, são para a linha “Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais”.

Seleção

Conforme o edital, o processo seletivo está dividido em duas etapas de caráter eliminatório e uma de caráter classificatório.

As etapas de caráter eliminatório consistem na análise do pré-projeto de pesquisa e defesa oral do pré-projeto. Por outro lado, a fase classificatória consiste apenas na avaliação curricular.

Cronograma

De acodo com o cronograma da seleção, o candidato poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição até o dia 28 deste mês.

Além disso, a UFRR divulgará o resultado final da avaliação do pré-projeto de pesquisa no dia 19 de novembro. Já a defesa oral do projeto está prevista para ocorrer entre os dias 22 e 26 do mesmo mês.

Ainda conforme o edital, o resultado da defesa oral e da análise curricular serão publicados, respectivamente, nos dias 30 de novembro e 14 de dezembro.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no site da UFRR no dia 17 de dezembro deste ano.

Sobre o mestrado

O mestrado em Comunicação trabalha com estudos e pesquisas aplicados nos campos da Comunicação e Territorialidades articulados aos saberes populares, tradicionais e acadêmicos circulantes na Amazônia.

Desse modo, as atividades estão divididas em duas linhas de pesquisa. A linha “Comunicação, Memória e Identidades” tem foco nas relações entre a comunicação e as memórias sociais, políticas e culturais atuantes na constituição das múltiplas identidades amazônicas.

Nesse sentido, os estudos desta área abrangem as diferentes concepções teóricas, históricas e identitárias vinculadas com a construção das memórias e os saberes tradicionais amazônicos.

Por outro lado, a linha “Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais” aborda temas relativos à vinculação dos processos comunicacionais midiáticos com as reconfigurações culturais atuais da Amazônia.

Ainda conforme o edital, esta linha de pesquisa se dedica ao estudo dos processos de comunicação midiatizados, legitimadores da reconstrução da cultura local, regional, nacional e global.

Os docentes do mestrado ministrarão as aulas no campus Paricarana da UFRR, no período diurno. O curso terá a duração de 24 meses. Além disso, o mestrado poderá ainda conceder bolsa de estudos aos acadêmicos, conforme disponibilidade.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x