Venezuela bloqueia entrada de alimentos importados do Brasil e empresários de RR relatam dificuldades

Assunto foi abordado em entrevista ao jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade da 93 FM

Venezuela bloqueia entrada de alimentos importados do Brasil e empresários de RR relatam dificuldades
Idazio Chagas e Alan Oliveira/Foto: Polyana Girardi

A Venezuela tem bloqueado a entrada de gêneros alimentícios básicos vindo do Brasil. Quem falou sobre o assunto foi o deputado Idazio da Perfil (MDB) que compõe a Comissão de Relações Fronteiriças, Mercosul, de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação da Assembleia Legislativa (ALE-RR) e o empresário Alan Oliveira, em entrevista ao jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade da 93 FM, desta segunda-feira (12).

Entenda

Alan explicou que os empresários em Roraima têm relatado dificuldades para vender produtos ao país vizinho. A situação ocorre desde janeiro deste ano. O primeiro produto ‘boicotado’ foi a salsicha. Atualmente existem 6 toneladas do produto parado em armazéns da empresa.

“Todos os empresários exportadores estão com dificuldades de enviar produtos alimentícios básicos, como o açúcar, arroz, trigo, salsicha. São produtos de necessidade básica ao país vizinho. Todas as empresas têm 100% legalizada a questão das exportações, têm o selo de inspeção federal, então, sem aviso prévio, a Venezuela fez um comunicado por meio de ligação, através do Seniat, dizendo que os produtos não poderiam adentrar o país”, explicou.

Ainda de acordo com Alan, até então, a relação comercial com a Venezuela não apresentava sinais de complicações.

“A relação sempre foi excelente desde 2016. E digo mais: as empresas venezuelanas estão solicitando nossos produtos. O que aconteceu é que algumas autoridades ligadas ao setor alimentício na Venezuela é que fizeram o bloqueio sem o aviso prévio. E aí o comercial em Roraima está sendo prejudicado”, disse Alan.

Riscos de perdas

Do mesmo modo, o deputado Idazio afirmou que segue à disposição para apoiar a categoria. Além disso, ele também ressaltou que a carga que se encontra parada em caminhões próximo à fronteira, poderá ser totalmente perdida. Conforme ele, 10 cargas que pertenciam ao empresário Alan, já perderam a validade, o que gerou um prejuízo de R$ 3 milhões.

“A gente está aqui para defender essas pessoas. Temos que falar com parlamentares federais, para que se possa tomar providências. Porque o prejuízo para os distribuidores em termos de exportações é imensurável. Aqui corre o risco de 200 carretas acabarem no lixo, ou seja, é algo sério”, explicou.

Alan explicou que na quarta-feira (14) vai ocorrer uma manifestação em Pacaraima. “O manifesto é para que as autoridades tanto brasileiras quanto venezuelanas possam olhar esse problema e prestar apoio ao comércio bilateral. Então, é um protesto para que as autoridades possam nos apoiar” finalizou.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
47 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Gonzaga Valeriano

Maduro quer chantagear e o Lula bajulado vai ceder alguma coiss

Fabrizio

Brasil tem que ter pulso firme, e não permitir que os venezuelanos entre no país até mesmo sem documento, lá eles exigem passaporte e cheio de burocracia, eles que precisam da gente, não é nós que precisamos deles!

Lutécia Espeschit

Nos países do Mercosul, para viagens a trabalho, estudos, residência, saúde ou qualquer outro QUE NÃO SEJA TURISMO, a apresentação do passaporte é obrigatória. São países membros ou associados do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Lutécia Espeschit

Em nenhum país do Mercosul é exigido passaporte para turistas. Basta RG emitido há mais de 6 meses. A Venezuela está incluída. Para viagens a trabalho, tratamento de saúde e cursos, há necessidade do passaporte em todos eles.

Sidney

FAZUÉLE…kkkkkk

Paulo Dantas

Problema fácil de resolver… só ma dar as 200 carretas com esses alimentos retonarem para BVB e fazer promoção desses produtos, não sobrará nenhum e muitos venezuelanos ainda virão aqui comprar esses produtos, como fazem em geral, pois fica mais encontro eles virem aqui em BVB e compra, do que na Venezuela.

Sidney

FAZUÉLE

Cesar

O narco-ditador maduro foi recebido pelo lula em Brasília com pompa e festa. Uma repórter perguntou ao maduro qdo vai pagar a dívida das várias obras que o lula fez na Venezuela.
Maduro encerrou a entrevista enquanto a repórter tomava uns sopapos.
Certamente Maduro não vai rever o calote, que já está pago pelo nosso tesouro nacional ( nossos impostos).
Maduro não gostou da visita, achou que o convite do Lula era pra cobrar pelas obras. Talvez esse jogo duro contra os comerciantes exportadores seja um recado ao lula!

Pa vão Ministerioso

Jênio….. A visita foi agora…..o problema com as exportações vem desde Janeiro…..

Roberto de Aquino Neves

Pensei que o Brasil não precisasse da “Ditadura” Venezuelana! Não é o que diz a direita no Brasil? Estão reclamando de quê!? Agora a Venezuela passou a prestar, como que por encanto? Quanto hipocrisia. Vão lá agora pedir desculpas de joelho a ele pela presepada que vocês fizeram quando ele veio aqui. Essa proibição começou logo que vocês botaram a Dilma para fora, em 2016. Lula entrou em janeiro e poderia ter convencido Maduro a liberar as exportações quando ele veio aqui. Mas com que clima, com a presepada que vocês de direita aprontaram logo que ele pisou no Brasil?! Agora, tomem, que o filho é de vocês!

Wilson

Verdade

Pedro Felix

Oportunistas vendo mercadorias e preucupado em falir. Faz arminha e cara de choro pra resolver bando de otarios

Drigo

Pedro. Vc preocupa com gestos de arminha mas não se preocupa com milhões”doados” a ditadores? Otário depende do ponto de vista, olhando aqui o otário é outro.

João

Nosso presidente é num incompetente, não trouxe Maduro aqui para fazer diplomacia? Ajustar as relações comerciais? O resultado foi zero!

rogério barreira

Meu caríssimo Roberto de Aquino, o lula convence o STF, mas não convence uma criança de 5 anos. Entendeu o paradoxo?

Daniel

Não dá pra entender, uma hora a Venezuela não presta, como fazer acordo com um país desse, não isso que vcs falavam e falam e agora que cortou e tá pesando no bolso o país serve pra vcs.

Ricardo

Vc deve ter o cérebro de azeitona , estamos falando aqui de pessoas que são impedidas pela ditadura de ter acesso a produtos básicos , lamentável ter gente como vc que leva tudo pelo lado ideologico, tem que se tratar , internacao imediatamente.

Mayca Barbosa

Não perca seu tempo debatendo com essas pessoas; só irão perceber a titica que fizeram, quando chegarmos (sim, todos nós pagaremos pela burrada deles) à miséria em que se encontra a Venezuela e outros países que preferiram a Esquerda.

Messias Bolsonaro

Tem muito jumento vermelho no mundo. Infelizmente para o governo narcocomunista quanto pior melhor!

Pa vão Ministerioso

Hummmm…Você leu sobre salshicha e lembrou logo de jumento né? Devem ser suas memórias afetivas com o Aristides…

Jurema

Certíssimo e não adianta explicar e nem escrever.

Esiel

Olha só agoraeses abutres comerciantes bolsonarista acha al
A Venezuela boa ? Assist os programas das rádios de Roraima e verao quem são os ulpados , estou do lado do maduro que ades bolsonarista percam tudo, maduero veio qui se do com o Brasil me dia o que esses terrorista falaram dele) agora e tarde vão vão vender pro ccapetapetao
Kkkk

.

e

Silvana

Infelizmente a cegueira deles é tanta que não adianta argumentar nada. É chocante ver a lavagem cerebral que fizeram nessas pessoas. Podem ver Lula fazendo a maior desgraça do mundo, mas pra eles, está tudo certo.

Milton de Oliveira

Milton de Oliveira

José Joaquim

L

Wilson

Agora a Venezuela presta , interessante !!!!

Samuel S. Cabral

Ora, se Maduro é ditador, terrorista, cara do mal, porque que ele vai deixar vocês empresários vender seus produtos para o país dele? Não é isso que vocês falam do cara? Então toma na lata! Cambada! Deixam de defender os seus (América Latina) para se juntar ao Bolsonaro e defenderem os intereces americanos, os quais só querem nos ferrar.
Vocês devem é agradeceram à Deus por Lula haver voltado para a presidência do Brasil e se alinhar com ele, já!

Jurema

Vc deve padecer de SÍNDROME DE ESTOCOLMO.
UM LADRÃO ROUBA O TEU PAÍS,QUE É A TUA CASA e vc defende.DESTRIBUIU teu dinheiro para ditadores e agora para artistas e vc defende.Precisa urgente de psiquiatra.

Ernani

OS VENEZUELANOS FUGINDO, TANQUES DE GUERRA PASSANDO POR CIMA DAS PESSOAS, UMA JUÍZA ESTÁ PRESA, ELA FOI ESTUPRADA, ESPANCADA, DUAS MULHERES MORTAS NA RUA, ADOLESCENTE SENDO ESTUPRADAS E VOCÊ DIZ QUE MADURO NÃO É MAL. MADURO É NARCO -TERRORISTA , É UM MONSTRO QUE A CADEIA JÁ DEVIA TER RECEBIDO ELE.
QUEM PERDE SE O ALIMENTO NÃO CHEGAR É O POVO.
O NOVE DEDOS ESTÁ DESTRUINDO O BRASIL É MUITOS ACHANDO QUE ELE É UMA MARAVILHA.
ESSE VELHO É A MALDIÇÃO DO BRASIL.

Pedro Felix

Bando de bolsonaristas preucupado em só de ganhar dinheiro. Agora a Venezuela serve. De outra maneira não. Faço o L com orgulho. Ganham dinheiro com a miséria do outro.

RONALDO ROSA DE QUEIROZ
RONALDO ROSA DE QUEIROZ

Porquê fazer questão de exportar se o mercado interno pode supllir essa demanda ?? Meio extranho esse papo tá parecendo mais um teatro 🤔

Rogério

Os interesses comerciais ou econômicos de gente poderosa na Venezuela acabam por impedir a entrada de alimentos mais baratos do Brasil. Com isso, os alimentos na Venezuela ficam mais caros, mas sem que a elite daquele país se importe. Estão ficando mais ricos graças à miséria do povo venezuelano. Enquanto isso, aqui no Brasil, a esquerda radical nada faz para tentar ajudar o povo sofrido da Venezuela. Pelo contrário. Defende e legítima um regime autoritário, desumano e mentiroso.

Ricardo

Uai, que estranho: os produtores bolsonaristas querendo vender para os “comunistas venezuelanos”? Os políticos da ala bolsofascista pediram até a prisão de Maduro, montes de gente do agronegócio falando contra a Venezuela e agora chorando pq não conseguem vender aos “comunistas”? Kkkk

Paulo Ferreira de Souza

A pergunta é Rondônia está praticando a lei da reciprocidade com a Venezuela ou só está exportando seus produtos?

Paulo Ferreira de Souza

Como censurar a Venezuela pelo fato de seus cidadãos estarem fazendo êxodo por conta do desemprego e a fome se apoiamos o blecaute americano, ora se não há recurso como o governo vai cuidar de seu povo, aí é fácil macular o governo se o Donald.Trump deixou claro que seu objetivo era roubar o petróleo deles, ou seja a maior fonte.de renda deles aí ele faz parceria com China e Russia para se proteger, aí o nomeiam comunista, .as que barbarie!!!
Foi isto o que ocorreu com o guerrilheiro Fidel Castro quando derrotou o ditador entreguista sujo igual ao Bolsonaro e Paulo Guedes, quando os americanos tentaram ressuscitar o ditador Batista, ora se ele não se alia-se estariam escravos daquele sistema até hoje, e se eles não estivessem debaixo do bloqueio até hoje não há dúvida que seriam uma potência, porque raça eles mostraram que têm.
🤔🤔🤔🤔🤔🤔👋👋👋👋👋

Luiz Neto

Que festival de besteiras… nossa!!!

Ernani Simão

Isso é a manobra da mentira, só para aquietar o povo brasileiro.

Ernani Simão

Acredito muito!.. Venezuela ia rejeitar alimentos em um país jogado no lixo, isso é jogada do Brasil e Venezuela.

Deborah Dias

Pro agro agro brasileiro aprender que nem todo mundo é otário como os patriotários brasileiros

Luiz Neto

Mas vc já demonstrou que é com a asneira que postou.

Pa vão Ministerioso

Ué? mas os
Bozominion não diziam que na Venezuela só comem cachorro? Quem tá pagando as importações então?

Luiz Neto

É justamente para evitar que mais cachorros morram. Mas o governo venezuelano do ditador Maduro com esse ato demonstra que prefere que os venezuelanos comam cachorros mesmo.

Welton

Governo da vingança em um país onde o povo a eita tudo ,,vida que segui ninguém faz nada …os nossos políticos estão comprados envergonhados ,,prescisamos de um bom presidente

Welton

Brasil nosso Brasil está sem direção sem bom senso

Ronaldo Barros

O engraçado é que os jumentos bolsonaristas fizeram a maior palhaçada quando o Maduro esteve no Brasil.

Agora reclamam porquê querem que o Maduro compre os produtos brasileiros dos bolsonaristas donos das empresas de alimentos.

Essa jumentada bolsonarista é mesmo uma piada.

Luiz Neto

Logo quem chamando os bolsonaristas de jumentos. Um próprio jumento… kkkkk… deve ter votado no jumento mor e ladrão.

47
0
Would love your thoughts, please comment.x