Atual campeã do Boa Vista Junina 2025, a Eita Junino venceu o concurso nacional de quadrilhas e levou título de melhor do Brasil de 2025. A disputa ocorreu nesse fim de semana, 12 e 13 de julho, na cidade de Canaã dos Carajás, no Pará. A realização do concurso acontece pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). A festa contou com a participação de 18 grupos juninos de todo país.
Representando Roraima, a Eita Junino se apresentou na noite de domingo, 13, e levou o espetáculo “A Arte de Quem Vive da Fé”. O enredo é uma homenagem aos artistas e artesãos que se dedicam à produção de artigos religiosos, que posteriormente, garantiu o título de campeã.
O Tema campeão da Eita Junino
O tema escolhido pelo grupo mostra a valorização, a conexão entre a fé, a arte, assim como a cultura popular, destacando a resistência dos artesãos na preservação das tradições, que encontram na religiosidade, a força para seguir e se expressar.

“De muitos anos para cá, a gente não tinha um concurso nacional tão forte como foi este ano, tão disputado. Principalmente, pelo fato de que tinham várias quadrilhas que são referência nacional no movimento junino. Acredito que o sabor da vitória foi muito melhor, principalmente por conta disso. Estamos muito felizes”, disse Eli Cruz, diretor da Quadrilha Eita Junino.
Vaga no concurso nacional
A Eita Junino foi a quadrilha campeã do Boa Vista 2025. Portanto, garantiu a vaga na competição nacional para levar uma mostra da cultura e tradição de Roraima. A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), disponibilizou as passagens para que o grupo pudesse participar da disputa em Carajás.
“Gostaria agradecer o apoio da prefeitura, não só em relação à viagem, mas desde o início, quando começa a ser planejado o Boa Vista Junina. Porque eu acredito, de verdade, que o prefeito [Arthur Henrique] faz o Boa Vista Junina pensando nas quadrilhas. Essa valorização é muito boa para a gente. São poucos estados que têm isso. Conseguimos trazer a quadrilha completa, a mesma quantidade de casais que tinha no Boa Vista Junina e a equipe de apoio. É muito importante esse apoio da prefeitura”, completou Eli Cruz.

O presidente da Fetec, Dyego Monnzaho, explicou que a Prefeitura de Boa Vista tem uma política de fomento à cultura junina, ao movimento quadrilheiro, que vai desde o suporte na produção dos espetáculos ao investimento financeiro. “A vitória da Eita Junino mostra, de maneira concreta, que o investimento em cultura retorna para a cidade de muitas maneiras, dentre elas, ter uma quadrilha de Boa Vista campeã de uma importante competição nacional, divulgando o trabalho tanto da cultura quanto do turismo da nossa cidade”, destacou.
Fonte: Da Redação

