Dia dos Povos Indígenas: liderada por Davi Kopenawa, Hutukara Associação Yanomami lança novo site em Roraima

Novo layout traz sete sessões onde o público pode encontrar quem são os povos Yanomami e Ye’kwana, quem é a Hutukara e as principais linhas de trabalho

Dia dos Povos Indígenas: liderada por Davi Kopenawa, Hutukara Associação Yanomami lança novo site em Roraima
Povos indígenas – Foto: Divulgação/Hutukara

Neste dia 19 de abril, Dia Nacional dos Povos Indígenas, a Hutukara Associação Yanomami (HAY) lança o novo site da organização. A associação é presidida pelo xamã e liderança política, Davi Kopenawa Yanomami.

A data comemora a diversidade cultural, ancestralidade, preservação da história, luta pelos direitos e resistência contra todas as formas de violência, preconceito e discriminação. A HAY representa os povos Yanomami e Ye’kwana.

O novo layout traz sete sessões onde o público pode encontrar quem são os povos Yanomami e Ye’kwana, quem é a Hutukara e as principais linhas de trabalho, além de mapas com localização do território, delimitação, comunidades, áreas afetadas pelo garimpo e ainda conhecer quem são as lideranças que estão à frente da HAY.

Conforme o vice-presidente da HAY, Dário Vitorio Kopenawa, a nova página é uma ferramenta fundamental para dar visibilidade aos trabalhos da associação, que completa 20 anos em novembro.

“Importante para mostrar o trabalho da Hutukara, principalmente para os não indígenas para olhar, conhecer e respeitar. É o fruto do nosso trabalho. Estudantes, autoridades, acadêmicos, pesquisadores vão conhecer as atividades que estamos promovendo, os nossos compromissos e prioridades. Mostrar para a sociedade o trabalho que a Hutukara vem fazendo há muito tempo”, destacou.

Atividades realizadas pela associação

Ações de proteção territorial, produtos da floresta e governança institucional estão entre as linhas de trabalho da HAY. Diante da invasão do garimpo, uma das principais ações da Hutukara tem sido a implantação de atividades de proteção ao território.

Ano passado jovens Yanomami e Ye’kwana, que vivem nas calhas do Rio Uraricoera, regiões mais afetadas pela mineração ilegal, participaram de oficinas de operadores de drones, com o objetivo de mapear e registrar a presença dos invasores, nessa mesma linha foi instalado o sistema de alerta na Terra Yanomami, que registra e denuncia situações vulneráveis de saúde, ambiental e territorial.

Terra Indígena Yanomami

Localizada ao extremo Norte do Brasil, fronteira com a Venezuela, a Terra Indígena Yanomami é a maior do Brasil. Atualmente o território conta com mais de nove milhões de hectares e com uma população de cerca de 32 mil habitantes, entre os povos Yanomami e Ye’kwana.

De acordo com o diretor-financeiro da HAY, Maurício Ye’kwana, nascido na comunidade Fuduwaaduinha, na região de Auaris, ele atua na Hutukara desde 2008.

“Credibilidade e facilidade nas informações, o site é um grande avanço de um novo momento para a Hutukara. Como representante do povo Ye’kwana, acredito que esse trabalho da comunicação vai facilitar as nossas ações junto a outras associações indígenas, parceiros e apoiadores”, declarou. 

O site traz galerias de fotos e vídeos dos principais acontecimentos da associação, bem como conexões com as redes sociais da Hutukara o Instagram, Facebook e Youtube, que traz as principais notícias e ações cotidianas realizadas.

“A Terra Yanomami completou 30 anos, a Hutukara vai fazer 20 anos esse ano e tudo isso fica e vai ficar registrado no nosso site. Uma rede de comunicação muito grande para colocarmos a nossa história de luta e de conquista, de conhecimento da tradição e cultura, resistência, xamanismo, línguas. Uma conquista não somente nossa, mas de todos os povos indígenas do Brasil”, finaliza Kopenawa.

O layout do site é de responsabilidade da artista Raquel Uendi, que já realiza trabalhos junto aos povos indígenas. Ela é responsável também pelo site da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).

O projeto para a construção do site faz parte das estratégias de comunicação para o fortalecimento institucional da Hutukara que tem como principal financiador a Nia Tero, organização não governamental internacional, que trabalha em solidariedade, valorizando culturas, direitos e meios de subsistência dos povos indígenas em várias parte do mundo.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x