Enredos de combate ao racismo, tradição, homenagens e magia marcam 4ª noite do Boa Vista Junina 2024

Nessa terça-feira, 4, subiram ao tablado as quadrilhas Luar do Sertão, Joaninha Caipira, Espantalho Junino, Xamego na Roça e Coração Caipira

Enredos de combate ao racismo, tradição, homenagens e magia marcam 4ª noite do Boa Vista Junina 2024
Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

“Um arraiá de emoções”! Foi essa a definição da 4ª noite de apresentações na Arena Junina. Nesta terça-feira, 4, as quadrilhas Luar do Sertão, Joaninha Caipira, Espantalho Junino, Xamego na Roça e Coração Caipira encantaram o público com enredos que destacam o combate ao racismo, a tradição das festas de São João, a trajetória do artista Joemir Guimarães. E encerrando a programação, a magia tomou conta do tablado.

A cada ano, a competição incentiva a criatividade e eleva a qualidade das apresentações. A quadrilha Luar do Sertão foi a primeira a pisar no tablado da Arena Junina. Com o tema “Encantos de uma noite de São João”, os brincantes entregaram muita alegria e animação. O grupo ainda fez uma homenagem especial aos membros que já passaram por esta grande família.

Os quadrilheiros da Joaninha Caipira entraram na sequência com o tema “No Meu São João da Liberdade, existe o Amor que supera toda dor”. A quadrilha disse NÃO ao racismo, preconceito, escravidão, violência e à intolerância religiosa. Os casais levaram uma reflexão que, mesmo após a abolição da escravidão no Brasil, ainda hoje, há formas de trabalho semelhantes à escravidão. O público aplaudiu o grupo pela abordagem da temática.

E foi com o tema “Numa noite de quermesse, Santo Antônio faz a festa!”, que a Espantalho Junino voltou às origens das quermesses e homenageou o santo casamenteiro. A quadrilha do grupo de acesso trouxe uma verdadeira celebração para o tablado com direito a casamento, sob a benção de Santo Antônio. Não faltou emoção, oração e muita fé no espetáculo.

Homenagem

Já a quadrilha Xamego na Roça fez uma linda homenagem a Joemir Guimarães, músico, cantor, compositor e produtor cultural. Com o tema “O canto forte ecoou”, a apresentação foi repleta de lindas coreografias, efeitos especiais e um cenário interativo. Os casais do grupo especial entregaram um grande espetáculo e emocionaram o público do Boa Vista Junina.

Com o tema “A Fábula”, o grupo folclórico Coração Caipira abordou o romance de um lobisomen e uma bruxa que não aceitam suas maldições. Mas, o destino reservou algo inesperado e um final feliz para os dois. O tema proporcionou uma grande ópera junina, cheia de magias e muito suspense no tablado. Os 31 casais do grupo especial deram vida aos seres místicos e demais personagens, encerrando as apresentações da noite.

Mais que uma dança

Tudo o que a prefeitura faz, ela faz bem feito. Quando se trata do concurso de quadrilhas é isso que a população espera. Quem acompanhou de perto cada detalhe das apresentações foi a consagrada Rainha Caipira do Boa Vista Junina 2024, Simone Valente. Sentada em seu trono real, ela vibrou a cada espetáculo.

“A gente pode fazer parte da história de cada quadrilha que pisa no tablado. É uma emoção inexplicável. Quantas pessoas e famílias se envolvem nesse processo para trazer esse resultado tão mágico. É linda a entrega deles e a recepção do público”, contou Simone.

Beatriz Aguiar da Silva, é prova disso. Da arquibancada, a estudante garante que foi uma experiência memorável. “Amei, tudo muito lindo! As quadrilhas, as coreografias, a sincronia maravilhosa, uma energia surreal. A festa está muito organizada. É a segunda vez que eu venho no arraial e fiquei encantada”, disse.

Confira a programação desta quarta-feira, 5:

Concurso de Quadrilhas – Arena Junina

  • 20h – Arrasta Pé (Grupo de Acesso)
  • 21h – São Vicente (Grupo de Acesso)
  • 22h – Sinhá Benta (Grupo Especial)
  • 23h – Escola Forrozão (Grupo Especial)
  • 00h – Garranxê (Grupo Especial)

Apresentações no palco

  • 19h – Banda Beijo de Vaqueiro
  • 19h45 – Dj Larissa Meraki
  • 20h15 – Larissa Marinho E Banda
  • 21h – Dj Larissa Meraki
  • 21h30 – Banda Forró Xote Bruto
  • 22h15 – Dj Larissa Meraki
  • 22h45 – Binho e Tefinho e banda
  • 23h30 – Dj Larissa Meraki
  • 00h – Pipoquinha de Normandia a Rainha do Forró

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x