Histórias do Boa Vista Junina: conheça Saturnino Gonçalves, figura marcante de todas as edições do Maior Arraial da Amazônia

Amante das festas juninas, o senhor Saturnino sempre improvisa algo criativo para chamar atenção do público. Este ano, de Padre Junino, ele está fazendo sucesso em meio à decoração do arraial

Histórias do Boa Vista Junina: conheça Saturnino Gonçalves, figura marcante de todas as edições do Maior Arraial da Amazônia
Saturnino Gonçalves, o Padre Junino – Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMVC

Quem vai ao Boa Vista Junina, em algum momento vai se deparar com uma figura característica das festas de São João, o Padre Junino. Em meio à decoração do evento, está ele com seu traje e a bíblia na mão, abençoando quem passa pelo local. O cenário que se parece com um vilarejo do sertão nordestino, com casinhas e igrejas, foi o local perfeito para dar vida ao personagem.

Mas quem está por trás da batina? Uma pessoa apaixonada pelas festas de Boa Vista, o roraimense Saturnino Gonçalves, de 58 anos, morador do bairro Asa Branca. Como filho de Roraima, essa paixão por diversão começou em 1975, ou seja, há 49 anos, quando participava de folias de carnaval na Jaime Brasil, depois na Praça da Bandeira e Ene Garcez.

E o amor pelo Boa Vista Junina começou em 1993, quando iniciaram os festejos na Praça da Bandeira, a festa migrou para a Praça do Centro Cívico e agora na Fábio Marques Paracat. “É uma festa maravilhosa e bonita. Amo os eventos da prefeitura, é sempre muito organizado e com segurança para as famílias, onde todos se reúnem para se divertir”, disse ele.

Sucesso no Boa Vista Junina

O mais legal da história de Saturnino é que toda essa criatividade está fazendo sucesso no Maior Arraial da Amazônia, pois até parece parte da decoração. As pessoas param, tiram fotos e interagem com esse personagem tão característico desta época do ano.

De acordo com o advogado, Vivaldo Barbosa, de 66 anos, quando viu o personagem, não deixou de fazer um registro com o famoso padre do Boa Vista Junina.

“Eu achei uma ideia interessante, de artista mesmo. Ficou em frente à igreja, onde as pessoas vêm para tirar foto. Mas essa igreja estava incompleta, faltava um personagem, que é o padre. E seu Saturnino está fazendo esse papel com muita propriedade. Quero parabenizar ele, que todos os dias está aqui da hora que começa até a hora que termina”, destacou.

Para cada evento, uma fantasia

No Natal ele se caracteriza de Papai Noel, no arraial ele aparece de espantalho e esse ano veio de padre junino. No carnaval ele sempre usa seus trajes de passista ou de Rei Momo. E conforme Saturnino, ele já está preparando uma especial de girassol para usar em outro evento da Prefeitura de Boa Vista.  

Após pesquisas minuciosas na internet para a escolha do modelo, suas fantasias passam pelas mãos de uma costureira, onde tudo é feito sob medida. E não para por ai! Ele já foi um forte candidato a Rei Momo no Carnaval de Boa Vista no ano de 2017.

Quem conhece o senhor Saturnino sabe, onde tem evento da prefeitura lá está ele sempre alegre e animado. “Eu amo tudo isso. Gosto de mostrar minha alegria para as pessoas”, disse.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x