Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A disputa em Parintins, entre os bois Garantido e Caprichoso chega ao fim nesta segunda-feira, 30, com a apuração oficial do 58º Festival Folclórico.
A contagem dos votos começa às 14h no horário de Manaus, 15h em Brasília, diretamente do Bumbódromo, o palco das apresentações mais esperadas do Norte do país.
Depois de três noites de espetáculo, emoção e tradição, os jurados irão avaliar 21 itens, com notas que vão de 0 a 10. Cada detalhe apresentado pelas agremiações é analisado com rigor, desde os rituais indígenas até as performances dos itens individuais e coletivos.
Do mesmo modo, o boi Caprichoso, que venceu nos últimos três anos, entra na arena em busca de um feito inédito: o tetracampeonato consecutivo. Além disso, o Garantido tenta quebrar a sequência rival e conquistar seu 33º título.
Mais que uma competição, o Festival de Parintins é patrimônio cultural brasileiro, reconhecido pelo Iphan. A festa tem raízes profundas na lenda da ressurreição do boi, que inspira a arte, a música e a rivalidade das cores: vermelho para o Garantido e azul para o Caprichoso.
Este ano, além do espetáculo, o festival também reforçou o compromisso com a preservação ambiental. A proposta é usar a força das torcidas para defender a floresta. Bem como e apoiar iniciativas que impeçam o registro indevido de terras públicas na Amazônia Legal.
Por fim, Parintins para o mundo. Cultura viva, disputa acirrada e um só troféu. Hoje, o Brasil conhece qual boi leva o título de campeão em 2025.
Fonte: Agência Brasil
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…
Prazo segue até 30 de junho. Processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e…