
A disputa em Parintins, entre os bois Garantido e Caprichoso chega ao fim nesta segunda-feira, 30, com a apuração oficial do 58º Festival Folclórico.
A contagem dos votos começa às 14h no horário de Manaus, 15h em Brasília, diretamente do Bumbódromo, o palco das apresentações mais esperadas do Norte do país.
Depois de três noites de espetáculo, emoção e tradição, os jurados irão avaliar 21 itens, com notas que vão de 0 a 10. Cada detalhe apresentado pelas agremiações é analisado com rigor, desde os rituais indígenas até as performances dos itens individuais e coletivos.
Do mesmo modo, o boi Caprichoso, que venceu nos últimos três anos, entra na arena em busca de um feito inédito: o tetracampeonato consecutivo. Além disso, o Garantido tenta quebrar a sequência rival e conquistar seu 33º título.
Mais que uma competição, o Festival de Parintins é patrimônio cultural brasileiro, reconhecido pelo Iphan. A festa tem raízes profundas na lenda da ressurreição do boi, que inspira a arte, a música e a rivalidade das cores: vermelho para o Garantido e azul para o Caprichoso.
Festival de Parintins e a preservação ambiental
Este ano, além do espetáculo, o festival também reforçou o compromisso com a preservação ambiental. A proposta é usar a força das torcidas para defender a floresta. Bem como e apoiar iniciativas que impeçam o registro indevido de terras públicas na Amazônia Legal.
Por fim, Parintins para o mundo. Cultura viva, disputa acirrada e um só troféu. Hoje, o Brasil conhece qual boi leva o título de campeão em 2025.
Fonte: Agência Brasil