Cultura

Patrimônio Cultural: ‘Maior Paçoca do Mundo’ servida de graça à população bate novo recorde e atinge 1.547,5 kg

Prefeitura de Boa Vista serviu a ‘Maior Paçoca do Mundo’ na noite deste sábado, 7. Dessa vez, a iguaria bateu o recorde com 1.547,5 kg. Ano passado, a iguaria entrou para o Guinness Wold Records – Livro dos Records ao atingir 1.356,5 kg. A paçoca atrai diversas pessoas ao evento, ao longo desses últimos 10 anos.

Conforme o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) a quebra do recorde era uma missão. Para isso, uma grande equipe esteve envolvida no preparo da paçoca.

“São 25 anos do Boa Vista Junina e a gente vinha com essa missão de quebrar um novo recorde da maior paçoca do mundo e conseguimos! Foi mais de uma tonelada e meia. Existe um número grande de pessoas envolvidas na preparação há dias. Ficamos apreensivos, mas a balança constatou mais uma vez o recorde. A festa também é um sucesso e até o último dia devemos alcançar a marca de 200 mil pessoas passando por aqui”, disse o prefeito.

Tesouro Cultural

Do mesmo modo, quem também prestigiou mais uma noite especial do ‘Maior Arraial da Amazônia’ foi o ex-senador, Romero Jucá. Ele então exaltou o evento que valoriza a cultura do Norte e elogiou o trabalho da Prefeitura.

“A maior paçoca do mundo é mais uma marca importante de Boa Vista. Temos a melhor festa da época, o maior arraial do Norte e quadrilhas maravilhosas com profissionais. Temos todas as condições de mostrar para todo o Brasil essa festa tradicional em Roraima. A Prefeitura está de parabéns. Teresa (Surita) iniciou a festa há 25 anos que começou pequeno e depois foi crescendo. Hoje, ela é a demonstração de alegria para as famílias”, ressaltou.

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita também estava no evento. “Fico muito feliz de ser parte dessa história, afinal são 25 anos. Boa Vista Junina é a nossa cultura, a nossa tradição. É também economia para a cidade. É muita gente envolvida e fico muito feliz que a festa deu certo e quem passar, Boa Vista Junina vai continuar. Quero parabenizar o prefeito Arthur, as quadrilhas e todos aqui que trabalham. Isso aqui é um tesouro que nós temos”, disse.

Fila da paçoca

Quem garantiu o primeiro lugar na fila de distribuição da paçoca, foi a Ercilânia Silva, juntamente com o marido, Eduardo Ribeiro. Este é o terceiro ano consecutivo que eles prestigiam o arraial.

“É gratificante fazer parte desse evento como roraimense, porque a paçoca está registrada no livro dos recordes. Então, ser parte disso é interessante. É uma tradição nossa está aqui todos os anos. Agora estamos aqui, por mais um ano e ainda encontrando outras pessoas das outras edições”, disse, Enrcilânia.

Marcos e Recordes da paçoca

Servida pela primeira vez há 10 anos, a Maior Paçoca do Mundo foi o “bolo” da festa de comemoração dos 15 anos do ‘Boa Vista Junina’, no ano de 2015. Desde então, a iguaria tem acumulado recordes.

Confira os marcos alcançados:

  • 1ª edição (2015) – 500 kg
  • 2ª edição (2016) – 775 kg
  • 3ª edição (2017) – 856 Kg
  • 4ª edição (2018) – 1.023 Kg
  • 5ª edição (2019) – 1.050 Kg
  • 6ª edição (2022) – 1.131 Kg
  • 7ª edição (2023) – 1 tonelada e 264,5 kg
  • 8ª edição (2024) – 1 tonelada e 356,5 kg

Símbolo da tradição

Nos últimos anos, a Maior Paçoca é distribuída para o público com banana, como é apreciada na culinária regional. nas edições do Boa Vista Junina, para garantir a segurança alimentar e higiene, a Prefeitura serve a comida em embalagem lacrada, respeitando assim normas e determinações da Vigilância Sanitária.

A superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Alda Amorim lembrou que a paçoca também é um produto que promove a cultura do Norte.

” A Paçoca já em um produto tradicional nosso e tem um sabor maravilhoso. A gastronomia é um segmento importante para a promoção do turismo, além disso aquece a economia local. Ficamos felizes na quebra de mais um recorde. De todos os lados a paçoca nos faz bem!”, explicou.

Paçoca: patrimônio cultural

Como resultado, a iguaria se tornou um dos maiores símbolos do ‘Maior Arraial da Amazônia’. A paçoca tem representatividade econômica, pois os ingredientes utilizados são regionais. Em 2022, a Lei municipal n° 2.349, de autoria do vereador Bruno Perez (MDB), declarou a Maior Paçoca do Mundo como patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista. Sancionada pelo prefeito Arthur Henrique, o ato está publicado no Diário Oficial do Município do dia 23 de novembro de 2022.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

41 minutos ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

10 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

16 horas ago