O governador Soldado Sampaio (Republicanos) confirmou, nesta segunda-feira (22), a realização do São João no Parque Anauá 2026, que ocorrerá de 28 de junho a 04 de julho, no Parque Anauá, em Boa Vista.
Considerado o maior festejo junino de Roraima e um dos maiores da Região Norte, o evento contará com concurso de quadrilhas juninas, apresentações folclóricas, assim como atrações regionais e nacionais eum investimento recorde para fortalecer a cultura popular do Estado.
Neste ano, o Governo de Roraima destinou R$ 1,9 milhão para apoiar as 28 quadrilhas juninas participantes, entre grupos Especial, de Acesso e Emergente. Dessa forma, os recursos vão para o custeio de despesas com figurinos, cenografia, transporte, adereços e produção dos espetáculos, além de garantir a premiação das quadrilhas vencedoras e do tradicional concurso de Majestades Juninas.
Durante o anúncio, o governador destacou que a edição de 2026 se construiu em diálogo com os grupos culturais e, além disso, reforçou o papel do evento na valorização das tradições roraimenses.
“Quero convidar a população para prestigiar essa grande festa. Serão 28 grupos de quadrilhas se apresentando, 294 ambulantes trabalhando, além de uma grande diversidade de alimentos, artesanato, segurança, iluminação e diversão. Teremos 11 atrações nacionais e quase 40 bandas regionais. É uma festa que representa a nossa história e a nossa cultura. O São João faz parte da identidade de Roraima e cabe ao Governo apoiar e fortalecer essas manifestações culturais”, afirmou Soldado Sampaio.
Conforme o governador, os valores destinados às quadrilhas e às premiações ficaram maiores a partir de sugestões apresentadas pelos próprios grupos juninos.
“Já efetivamos o repasse de apoio às quadrilhas e aumentamos tanto os recursos destinados aos grupos quanto os valores das premiações. Essa edição foi construída em conjunto com os representantes da cultura junina de Roraima”, acrescentou.
Programação reúne artistas de destaque nacional
A programação musical contará com 11 atrações nacionais distribuídas ao longo dos cinco dias principais do evento.
30 de junho
- Felipe Amorim
- Panda
1º de julho
- Márcia Fellipe
- Léo Magalhães
2 de julho
- Walkyria Santos
- Felipe Araújo
3 de julho
- Solange Almeida
- Forró Sacode
4 de julho
- Talita Mel
- Matheus Fernandes
- Vitória Freitas
Além dos artistas nacionais, cerca de 40 bandas, bem como cantores regionais devem integrar a programação cultural.
Grupos folclóricos retornam à programação
Uma das novidades desta edição é o retorno dos grupos folclóricos ao São João no Anauá. Desse modo, ao todo, 11 agremiações participarão do evento, entre elas Onça Parda, Onça Pintada, Tribo Maruai, Síntese, A Tribo, Tradição, Movimento, Dekameron e Tribo Waiká.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Lulia Oliveira, o evento recebeu melhorias estruturais e o planejamento ocorreu para fortalecer o caráter familiar do arraial.
“Os grupos folclóricos estão de volta, as quadrilhas terão um espaço mais adequado para as apresentações e toda a estrutura foi pensada para garantir conforto e segurança ao público. Pela primeira vez em muitos anos, o evento começa em um domingo, que é tradicionalmente o dia da família. Estamos preparando um arraial para receber um grande público e fazer desta a melhor edição já realizada”, afirmou.
Economia e geração de renda
O São João no Anauá também movimenta a economia local. Portanto, neste ano, foram credenciados 294 ambulantes e comerciantes para atuar durante a programação, comercializando alimentos, bebidas, artesanato e outros produtos.
Então, a expectativa é de que o evento impulsione setores como turismo, hotelaria, transporte e comércio, além de gerar emprego e renda para centenas de famílias.
Realizado desde 1991, o São João no Anauá é promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e, assim, se consolidou como a principal celebração da cultura popular roraimense, reunindo tradição, entretenimento e desenvolvimento econômico.
Fonte: Da Redação



