Tanabata Matsuri: tradicional festival japonês inicia neste sábado, 29, em Boa Vista

Evento ocorrerá na sede da Anir, na rua da Mangueira, 477, bairro Caçari. A entrada é gratuita

Tanabata Matsuri: tradicional festival japonês inicia neste sábado, 29, em Boa Vista
Foto: Divulgação

O Tanabata Matsuri, – Festival da Estrela vai ocorrer em Boa Vista nos dias 29 e 30 de junho. Ele é um dos principais celebrações japonesas e quem promove é a Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR).

Evento ocorrerá na sede da Anir, na rua da Mangueira, 477, bairro Caçari. A entrada é gratuita

O objetivo é integrar a comunidade roraimense aos costumes e tradições milenares da chamada “Terra do Sol Nascente”, por meio de atividades como oficinas, apresentações culturais, venda de comidas e produtos diversos, entre outros.

Confira a programação do festival:

Oficina de Origami: Origami é a arte japonesa de dobrar papel para criar esculturas intrincadas e objetos funcionais. Assim, os artistas de origami usam apenas uma folha de papel, sem cortes ou cola, para criar uma ampla gama de formas, desde animais realistas a objetos cotidianos complexos. A oficina ocorre no sábado (29), em duas turmas: das 15h às 16h e das 16h às 17h, no Pátio da ANIR.

Oficina de Cosplay: Quem vai ministrar é a  cosplayer Rayza, conhecida como “Zelda do Lavrado” (@zeldadolavradocos). Há 13 anos ela participa de diversos eventos e concursos, inclusive fora de Roraima, como a CCXP em São Paulo (SP) bem como o Anime Jungle, em Manaus (AM). Dessa forma, terá a Maquiagem Cospay (14h) e Estilização de Peruca (15), ambas no dia 29, na Sala I da ANIR.

Just Dance: Um dos games de dança mais famosos no mundo inteiro será destaque no Tanabata. A turma do Just Dance Roraima, especialista nesse segmento, vai participar do evento colocando todo mundo para dançar diversos estilos, com muita alegria e descontração. Eles se apresentam no sábado (29), a partir das 15h, no Palco.

Oficina de Shodo: Shodo é a caligrafia japonesa estilizada em seus famosos ideogramas – hiragana, katakana e kanji. Como resultado, oficina será por uma equipe do Consulado Geral do Japão em Manaus, nosso principal apoiado, a partir das 18h do Sábado (29). Para participar, basta chegar cerca de dez minutos antes do início da oficina. Lembrando: o limite é de até 12 pessoas na sala.

Palestra e apresentações culturais

Do mesmo modo, o evento terá palestra para quem quer visitar o Japão. Ou então, estudar por lá.  O prof. Dr. Ismar Borges de Lima morou por quatro anos no Japão e está finalizando seu livro “intitulado “Japonicidades“, que trata justamente sobre a cultura japonesa. Ele falará a partir das 16h30 de sábado (29), no palco.

Concurso cosplay: Ainda falando sobre essa arte que tanto desperta a atenção de pessoas de todas as idades, teremos essa premiação dos melhores da noite. De acordo com a organização do festival, o concurso começa às 19h de sábado (29). Mas as inscrições seguem abertas até quinta-feira (27), de forma online (clique aqui). O edital com o regulamento você confere aqui.

Bingo: A diversão começa às 20h, encerrando a programação de sábado (29).  

Oficina de culinária: Por fim, no  domingo (30), amantes da cultura japonesa poderão aprender um pouco mais sobre como preparar um bom temaki. Serão duas turmas: A primeira das 9h às 10h30 e a segunda das 11h às 12h30. Para se inscrever, basta entrar em contato por meio do WhatsApp 95 99175-7573. Taxa de inscrição: R$50,00.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x