A noite deste sábado (11) marcou a abertura da 22ª edição do Boa Vista Junina 2022. A festa, que é promovida pela prefeitura da capital, está de volta de forma presencial após dois anos da pandemia.
Este ano, o maior arraial da Amazônia trouxe o tema “Viva esse Reencontro”. O espaço físico que compreende cerca de 1,5km, percorre o Portal do Milênio e passa pela Praça das Águas e Velia Coutinho, até chegar na Praça Fábio Marques Paracat, localizada na Av. Ene Garcez.
A Telma da Silva é fã das festas Junina e avaliou o evento como positivo para movimentar a economia local.
“A festa junina é um dos eventos que eu mais gosto durante o ano e é muito importante para a economia e para a diversão das pessoas além de ser uma referência para o nosso turismo nessa época do ano.”
Quem também esteve no evento foi a estudante Liandra Victória que reviveu a alegria do arraial.
“Estávamos com saudade do arraial, das comidas típicas […] e ver tudo novamente é muito bom! Também venho na apresentação do Felipe Araújo vou ser a primeira da fila.”
O prefeito Arthur Henrique (MDB) falou sobre os sentimentos que geraram em fazer parte da história do Boa Vista Junina e entregar à população dias de cultura e lazer.
“São dois sentimentos, primeiro a emoção do reencontro depois de dois anos acontecendo de forma virtual. […] O outro sentimento é o frio na barriga. Acompanhei o evento acontecendo nos últimos oito anos e o desafio veio em realizar o evento de forma presencial e executa da forma que a Teresa sempre prôpos que era de fazer uma edição sempre melhor que a anterior.”
A ex-prefeita Teresa Surita esteve presente na abertura do Boa Vista Junina e também falou sobre a emoção e o orgulho em ter contribuído para o evento.
“É sempre uma emoção a abertura do Boa Vista Junina e tá lindo esse ano. Hoje somos uma festa tradicional, o maior arraial da Amazônia e é só orgulho. […] O prefeito Arthur caprichou tanto e fez um novo layout e hoje a estrutura está recebendo mais pessoas do que os outros anos, tanto nos espaços quanto nas arquibancadas.”
Da mesma forma, quem prestigiou a primeira noite do Boa Vista Junina, foi o ex-senador Romero Jucá.
“A sensação é de alegria com a volta do Boa Vista Junina que é uma festa tradicional. […] Tudo começou em 1993 e agora a gente está aqui nesse espaço maravilhoso e estou muito feliz de ter contribuído esses anos todos e agora é comemorar, reencontrar, abraçar e fazer festa porque o povo de Roraima sabe fazer uma festa junina.”
Esse ano, o evento conta com dois palcos: Reencontro e Balão Junino. Neste sábado (11), as bandas Esporão de Mandi, Suvaco de Cobra e Back Country animaram o Palco Reencontro. Enquanto Guy Brás, Xaxado da Paraíba e Carta na Manga divertiu o público no Palco Balão Junino.
Confira a apresentação dos artistas por noite clicando aqui.
Também foi montado espaço lúdico infantil com atividades recreativas, além de um fraldário para bebês. Ainda no local do evento, o público vai encontrar barracas com comidas típicas da época e outras barracas de empreendedores.
Vale lembrar que no dia 18 de junho, será servida ‘a maior paçoca do mundo que ainda promete bater o recorde anterior de 1.050kg.
A primeira quadrilha a agitar a Arena Junina, foi a ‘Guerreiros de Jorge’ do grupo emergente. Na sequência, a quadrilha do grupo acesso ‘arrasta pé’,se apresentou. No entanto a ‘Tradição Macuxi’ do grupo acesso e por fim ‘Garranchê’ e ‘Sinha Beta’, ambas do grupo especial, devido à chuva, não puderam se apresentar. Uma nova data será divulgada em breve pela comissão técnica da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).
O presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj) João da Cruz, explicou que o evento é esperado com muita ansiedade pelos quadrilheiros.
“O momento é muito esperado desde de 2020. A gente achava que a Covid seria algo passageiro, e que poderíamos voltar logo para o tablado. Hoje podemos fazer isso e é um momento emocionante para todos os quadrilheiros. O público pode esperar muita emoção e grandes apresentações. queremos sentir o público vibrando com a gente.”
O cronograma das apresentações iniciou as 20h e seguiu até 01h da manhã.
Em 2020, a prefeitura de boa vista realizou em dezembro, o 1º evento em formato live sem a presença de público. Dessa forma, houve transmissão pelas redes sociais sem o tradicional concurso de quadrilhas ou shows musicais, apenas apresentações.
Em 2021, a festa ocorreu em julho ainda em formato live como forma de valorizar os artistas e trabalhadores locais e amenizar os impactos causados pela pandemia na cultura.
Durante todo o evento, vai ocorrer ações de saúde. As equipes da prefeitura vão estar na tenda da prevenção ”, com a vacinação para crianças e adultos além da distribuição de preservativos e orientações por meio da coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS sobre a importância da prevenção.
A prefeitura também vai transmitir o evento online para quem por algum motivo não pode estar presente no arraial. A intenção é mostrar os bastidores das ações e eventos com uma linguagem comunitária
Assim, as pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo podem ter acesso a todos os momentos da festa. A transmissão será feita por meio da redes sociais.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido