A Prefeitura de Boa Vista, desde o dia 1º de março até este sábado (11), promove encontros diários com profissionais do âmbito cultural, artístico, da culinária e diversos outros segmentos para identificar as reais necessidades dos setores e criar um novo plano cultural para a capital.
De acordo com a Prefeitura, os encontros ocorrem nas salas do Teatro Municipal de Boa Vista. Sempre às 18h ou 10h, gratuitos e livres para todos os públicos. Até esta quarta-feira (8) cerca de 400 pessoas já participaram.
Conforme o presidente da Fundação de Esporte, Turismo, Educação e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, a rotatividade dos espaços simboliza a ocupação do teatro pelos artistas.
“Tem sido muito valoroso conseguir a partir desse diálogo poder identificar o problema e criar estratégias e resolução que culminarão em uma política pública para o ano de 2023”, disse.
Além disso, Dyego ressaltou que tem sido proveitoso o reconhecimento e a identificação das reais necessidades dos trabalhadores, sejam eles artistas, técnicos, produtores, pesquisadores e toda a cadeia econômica da cultura e arte envolvida neste processo.
Os encontros possibilitaram que os artistas pudessem expor as problemáticas vividas pela classe. Seguindo assim a política participativa da Prefeitura, , já tiveram fala os segmentos de Arte urbana, Hip Hop, Artes visuais, Economia criativa, Música, Audiovisual, Políticas afirmativas, Artes Cênicas e Patrimônio.
Este último, em especial, convocou toda a população para discutir como incentivar e valorizar as culturas indígenas e de matrizes africanas. Assim como, a comunidade LGBTQIAP+ e discutir equidade de gênero. Os interessados em participar devem comparecer ao Teatro Municipal de Boa Vista, no dia e horário de seu respectivo grupo.
Mais encontros e encerramento
Nesta quinta-feira, 9, a linguagem a ser atendida será a LITERATURA (Livro e literatura), a partir das 18h. Na sexta, 10, será CULTURA POPULAR com a presença de representantes de quadrilhas; grupos folclóricos; danças, artistas e mestres da oralidade e do universo da cultura popular, pesquisadores e similares.
Por fim, no sábado, 11, será o encerramento da programação a partir das 10h. Será um encontro com todos os segmentos e categorias para a avaliação geral do andamento de todas as conversas e debates levantados ao longo dos 10 dias.
Fonte: Da Redação