O calor intenso de Roraima faz aumentar a procura por locais, como balneários, para se refrescar.
Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) alertou para a importância dos cuidados para evitar possíveis acidentes.
É importante que se evite ingerir bebidas alcoólicas, ter atenção com a profundidade dos rios e com as crianças nesses locais.
Os fundos dos rios de Roraima são irregulares e, com poucos metros. Com isso, a população pode ser surpreendida por um banco de areia e vir a ter um princípio de afogamento.
Assim, a corporação orienta os banhistas a se manterem em locais onde a água permaneça abaixo da linha da cintura.
Atenção redobrada com crianças
Aos frequentadores que estejam acompanhados de crianças, o CBMRR explica que, em nenhuma hipótese, as crianças devem ficar sozinhas nos rios sem o devido acompanhamento.
Os responsáveis pelas crianças, devem se manter no máximo, há um metro de distância, a fim de evitar princípios de afogamento ou afogamento.
As crianças também devem, além da supervisão de um adulto responsável, utilizar boias ou outros objetos flutuantes.
Outros cuidados
Atualmente, nos balneários localizados nas zonas urbanas dos municípios, é possível verificar a presença de motos aquáticas (jetski). Bem como várias embarcações a motor de pequeno, médio e grande porte.
“A recomendação para os banhistas é manter distância do local onde as embarcações atracam e que não utilizem o local por onde os barcos navegam. Assim como para os condutores, orientamos que só naveguem em locais profundos, afastados da margem e em velocidade reduzida nos locais ocupados pelos banhistas. Quando forem atracar a praia, se certifiquem que não há banhistas no local”. Explicou a corporação.
Central 193
Por fim, os bombeiros informaram que em caso de acidentes, os banhistas podem entrar em contato imediato com a central 193.
Fonte: Da redação