A 67ª Exposição de Cães Kennel de Roraima 2021 reuniu, nos dias 9 e 10 deste mês, mais de 70 pets na Chácara do Thomé, na zona rural de Boa Vista.
Conforme a organizadora da exposição, Leca Batista, o evento ocorre duas vezes por ano, mas desde 2018 não estava sendo realizado, e devido à pandemia, o encontro havia sido suspenso. Desta vez, a competição está distribuída em 11 categorias para as raças .
Avaliação dos cães
No local, os cães têm ainda serviço de petshop. De acordo com Lasiomar Brito, os tutores dos animais solicitam atendimento para que eles participem da competição com a tosagem adequada.
“Eles recebem cuidados especiais pois tudo vale nota diante dos jurados. Nossa equipe atende todos com tratamento específico”, explica.
O jurado da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) Pedro Lang, participa pela 5ª vez do evento e explica que a competição analisa a postura, o caminhar, o porte e a pelagem dos animais.
“Os cães são divididos em raças e grupos. Nós julgamos os melhores cães de cada raça e no final do evento escolhemos os onze melhores cães de cada categoria. Haverá competição e depois o prêmio ‘Best in Show’ onde serão eleitos os cinco ganhadores”, diz.
Os campeões devem receber troféus, mas para Elivania Rodrigues que inscreveu pela primeira vez o pet Yoshi, um Rottweiler de 10 meses, participar já é uma conquista.
“Tudo é novo para nós. Sempre fui apaixonada pela raça e hoje ele está participando da exposição e já recebeu um chip de identificação. Só o fato de participarmos já é maravilhoso, é uma realização”, disse.
Por Yara Walker