Por vários pontos da cidade, os diferentes tons de rosa, misturados a paisagem urbana encantam quem passa. Nessa época do ano, as folhas dos ipês rosa, dão lugar as flores que trazem mais cor e beleza as ruas de Boa Vista.
O espetáculo dos ipês acontece entre janeiro e março, os interessados terão a oportunidade de apreciar por um curto período. Assim, cinco dias após desabrocharem, as flores dessa espécie se desprendem dos galhos e passam a colorir o chão.
Além disso, a árvore começa a perder a exuberância e as flores pintam as ruas e calçadas de rosa. Ou seja, o período é uma ótima chance para registrar a imagem não apenas na memória, mas eternizar o momento através de fotos.
Conforme a engenheira florestal Andreza Verônica, o momento que os ipês de rosa começam a florescer é bom para tirar foto.
“Fica muito bonito quando começam a florescer. Como eles não dão flores ao mesmo tempo, se não conseguir tirar foto em um lugar dá pra ir em outro canto da cidade”, disse.
Esse processo não é só bonito, é fundamental para preservação da espécie. As flores atraem polinizadores e é após a polinização que surgem os frutos e as sementes que garantem propagar os ipês.
O chaveiro Wanderson Bernardes ajuda nesse processo. As sementes que germinam ao lado do ponto comercial dele, onde tem um ipê rosa, viram pequenas mudas e quem passa no local recebe uma como “brinde”.
“Há mais de vinte anos eu faço isso. Eu já estava aqui quando ela foi plantada e desde que começou a florir eu pego as sementes. Também faço mudas com as que brotam aqui na terra”, contou.
Adaptação da árvore com o clima
A árvore natural da mata atlântica se adaptou facilmente ao clima da capital roraimense. Ao longo dos últimos anos, os espaços públicos de Boa Vista recebem a beleza imponente dos ipês. Eles também tem outras versões, como roxo, amarelo e branco.
Nesse sentido, a Secretaria de Serviços Públicos plantou mais de 1000 mudas de diferentes cores, somente ano passado. Segundo o titular da pasta, Thiago Amorim, o trabalho terá continuidade ao longo de 2023, conforme o titular da pasta, Thiago Amorim.
“Estamos trabalhando para melhorar a arborização e deixar nossa cidade o mais verde possível, pensando no bem-estar de todos e também no meio ambiente. Por isso fizemos parceria com outras secretarias para realizar plantio de mudas que são produzidas por nós no Horto Municipal” afirmou o secretário.
Doação de mudas
Localizado dentro do Parque Anauá, o Horto Municipal produz e disponibiliza mudas de plantas ornamentais, frutíferas e nativas. Recebem atendimento, as instituições públicas, com doação de mudas, usadas em ações voltadas a preservação do meio ambiente, jardinagem e paisagismo.
A população também pode ter acesso às plantas, limitadas em até cinco por família. Dessa forma, fica a disposição mudas de plantas ornamentais, frutíferas, arbustivas e medicinais que podem ser pegas no horto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.
Fonte: Da Redação