O Boa Vista Junina 2022 realizou na manhã de hoje (18) a apuração das notas das quadrilhas que se apresentaram durante a semana. Ao todo, 28 grupos participaram do concurso.
Os grupos concorrentes foram avaliados em três grupos avaliativos. No grupo A, os jurados avaliaram a animação, o animador, bem como a coreografia das apresentações. Por outro lado, no grupo B, casal de noivos, casamento e figurino. Por fim, no grupo C, foi observado a criatividade, o desenvolvimento do tema e o repertório.
Em caso de empate, o desempate seguiria uma ordem de critérios pré-estabelecidos em regulamento. Mas em casos em que duas ou mais quadrilhas permanecessem empatadas, o resultado seria por meio de sorteio.
As quadrilhas Zé Monteirão, Explosão Caipira e Eita Junino, ficaram empatadas em primeiro lugar com 269,7 pontos cada. Contudo, após o primeiro critério de desempate (maior pontuação no grupo A), a Eita Junino saiu da disputa pelo primeiro lugar.
Passados todos os critérios de desempate, as duas quadrilhas ainda permaneceram empatadas. Dessa forma, a decisão deveria ser por sorteio. No entanto, as presidentes dos dois grupos não quiseram decidir o resultado por sorteio.
As duas propuseram então, que declarassem as duas quadrilhas vencedoras. E que o sorteio ocorresse apenas para a viagem. A comissão organizadora concordou com a proposta. E, historicamente, duas quadrilhas venceram o grupo especial do Boa Vista Junina.
A quadrilha Zé Monteirão ganhou a viagem. E para a presidente do grupo, Lulia Andréia, o sentimento é de dever cumprido.
“É um sentimento de que nada pode impedir o movimento da cultura, nada! Mesmo a pandemia atravessando, a cultura que a gente leva para o povo fala muito mais forte”, disse.
Caíram para o grupo de acesso, as duas quadrilhas que tiveram as menores pontuações da categoria, sendo elas a Coração Alegre e a Escola Forrozão, com 266,3 e 267,2 pontos, consecutivamente.
Na categoria de Acesso, a quadrilha Coração de Estudante, do município de Iracema foi a grande campeã. Com o tema “A Voz da Resistência”, os integrantes trouxeram para o tablado, a representatividade do que muitos ainda sofrem, o racismo.
“A gente trouxe o que podíamos trazer, o que a gente já vivenciou, e foi um grito mesmo, foi o nosso grito de resistência, foi o que a gente trouxe nesse espetáculo com muito sacrifício”, disse a coordenadora geral da Coração de Estudante, Cristiane Cardoso.
Em segundo e terceiro lugar da categoria, ficaram as quadrilhas Agitação Caipira e Sanfona Junina, respectivamente. A quadrilha Agitação Caipira, assim como a Coração de Estudante, sobe para o grupo especial.
Caíram para a categoria emergente, as quadrilhas São Vicente e Coração do Sertão.
Por fim, a vencedora do grupo emergente foi a quadrilha Namoro Caipira, com 268,9 pontos. Em segundo lugar ficou a quadrilha Joaninha Caipira, com 263,8. Ambas sobem para ao grupo de acesso.
“É um sentimento de alma lavada, por muito tempo não tivemos nenhum título, e hoje posso dizer que estou de alma lavada”, disse a presidente da Namoro Caipira, Édila Brito.
As quadrilhas campeãs de cada categoria se apresentam novamente ao público na noite de hoje, no tablado do Maior Arraial da Amazônia, onde também receberão suas merecidas premiações.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido