40% do faturamento de pequenos negócios são de vendas digitais

Levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%)

40% do faturamento de pequenos negócios são de vendas digitais
Foto: Reprodução/Sebrae

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil, atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Conforme a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais online.

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado mostra um avanço. “O mundo digital revolucionou a forma de fazer negócio. O Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitalização”, comenta.

Décio Lima lembra que as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação.

“Hoje é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções. Por isso é fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença digital da empresa”, acrescenta.

Números da pesquisa sobre os pequenos negócios

  • Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio;
  • Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular;
  • 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais;
  • Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são: Economia Criativa (55%); Logística, Artesanato e Turismo (49%);
  • As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x