A ZPE de Boa Vista vai ser instalada em breve. Foi o que garantiu o secretário Especial de Produtividade e Competitividade, Carlos Costa.
Ele é do Ministério da Economia e comanda a equipe responsável por autorizar o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação em todo o país.
Na tarde de ontem (1º), o secretário recebeu o prefeito Arthur Henrique e o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, para falar sobre a renovação da ZPE de Boa Vista. E a resposta foi positiva.
Segundo o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, o Conselho Nacional das ZPEs vai analisar em breve, o pedido para renovar a ZPE de Boa Vista.
“Eu estou tratando dessa questão desde o ano passado. E no começo de 2021, recebemos do secretário Carlos da Costa, o compromisso de renovar a ZPE de Boa Vista. E hoje, com o prefeito Arthur Henrique, temos a boa notícia oficial sobre a renovação. Ou seja, é um tema importante para o desenvolvimento e para o futuro de Roraima“.
Romero Jucá elogiou o apoio do presidente Jair Bolsonaro, do Ministro Paulo Guedes e da equipe econômica do Governo Federal para o novo Marco Legal ZPEs.
ZPE de Boa Vista: investimentos vão gerar empregos
Conforme o secretário, o novo Marco Legal das ZPE atualizou a legislação e o funcionamento dessas Zonas em todo o país. Assim, ela atende também a ZPE de Boa Vista.
“Muitos dos projetos aprovados antes estavam parados porque a legislação não era a ideal. Com a atualização, várias Zonas podem funcionar. E da mesma forma, a ZPE de Boa Vista é uma delas”.
Segundo ele, há uma expectativa muito grande com a ZPE de Boa Vista. Tanto que já há investidores que querem se instalar em Roraima.
De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a Prefeitura está pronta para seguir com as ações da ZPE de Boa Vista. “Nós agradecemos o apoio do Ministério da Economia e de toda sua equipe. Agora, vamos seguir com esse projeto que vai trazer desenvolvimento para Boa Vista e, da mesma forma, para Roraima”.
O que é a ZPE?
As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio com o exterior. Assim, as empresas que funcionam nesses espaços têm regras diferentes para produção e venda, além de incentivos fiscais.
Antes, as empresas das ZPE tinham que exportar 80% da sua produção. Assim, apenas 20% era vendido no mercado local. No entanto, o Novo Marco Legal mudou isso e trouxe outras vantagens para melhorar o funcionamento dessas Zonas Especiais.
Conforme o Governo Federal, o cenário pós-pandemia é ideal para a instalação das ZPEs, atraindo investimentos e gerando empregos. Atualmente, o Brasil possui 14 ZPEs autorizadas e em instalação. A ZPE de Boa Vista é uma delas.
Por Redação