A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a Black Friday em Roraima deve movimentar cerca de R$ 7,8 milhões. Os indicadores também apontam que o faturamento das vendas on-line e presenciais vão apresentar crescimento em relação a 2020.
De acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez, o crescimento deve ser de 4% em relação ao ano passado. Contudo, ainda será a menor variação desde 2016.
“Apesar disso, a cada ano mais lojas em Roraima vêm aderindo a essa data. E com o aumento das interações on-line dos lojistas roraimenses, espera-se um crescimento mais robusto para os próximos anos”, disse.
Conforme a análise da CNC, o ritmo atual da inflação anualizada é um dos obstáculos para o volume de vendas, mesmo com o avanço do consumo digital, causado pela pandemia da Covid-19. Até o início da crise sanitária, o e-commerce brasileiro crescia a uma taxa anual média de 14,1%.
Porém, esse ritmo saltou para 46,2%, de acordo com levantamento baseado nas emissões de notas fiscais eletrônicas computadas pela Receita Federal do Brasil.
Segmentos
A adesão dos diversos segmentos do varejo à Black Friday ocorre de forma gradual, desde a incorporação definitiva no calendário do Brasil, feita em 2010.
No primeiro ano, apenas o setor de móveis, eletrodomésticos, livrarias, papelarias e as lojas de utilidades domésticas, bem como eletroeletrônicos e evento. Em seguida, a data contou com a entrada do ramo de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos.
Já em 2012, foi a vez de hipermercados e lojas de informática e comunicação. Finalmente, o ramo de vestuário e acessórios embarcou de forma definitiva a partir da edição de 2017.
Produtos com maior descontos na Black Friday
De acordo com o levantamento, pela ordem, os produtos com as maiores chances de descontos efetivos e respectivas variações de preços nos últimos 40 dias são:
- headsets (-13,0%);
- perfume feminino (-10,4%);
- creme hidratante (-7,2%);
- protetor solar e bronzeador (-4,2%);
- caixas de som bluetooth (-3,4%).
Por outro lado, dado o reajuste recente de preços, as chances de descontos efetivos em consoles de videogames e jogos eletrônicos são menores.
Fonte: Da Redação