O Startup Day, promovido pelo Sebrae e realizado com diversos agentes do ecossistema de inovação do Brasil, aconteceu neste sábado (27), no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), em Boa Vista.
A 9ª edição deste evento nacional contou com painéis, oficinas, bem como palestras para empreendedores (e potenciais), investidores, estudantes e profissionais discutirem o mercado de inovação e das startups.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Inclusão Digital do Município, Antonio Celso Albuquerque explicou como inovar na gestão pública municipal durante sua palestra. Conforme ele, a Prefeitura de Boa Vista está potencializando a mão de obra municipal e regional, visando o desenvolvimento econômico.
“O CCTI é a casa do empreendedorismo e da inovação. Temos buscado trazer todas as ações inovadoras do município para o Centro. Assim facilitamos o acesso dos estudantes e dos empreendedores. Estamos de portas abertas”, disse.
E foi por esta porta que o microempreendedor Alex Silva entrou, para vender seus pastéis e aprender como impulsionar seu negócio.
“É a minha forma de contribuir com a economia local. Empreender não é fácil, mas fico feliz por saber que a Prefeitura é nossa parceira. Ela nos apoia com recursos para qualificar o trabalho e nos dá oportunidade de crescer no mercado. Hoje eu estou aqui vendendo os meus pastéis, mas também conversei com outros empreendedores”, disse.
A empreendedora, Andréia Miranda, participou pela primeira vez e garante que é uma grande oportunidade profissional.
“É o início da realização de um sonho criar uma empresa na área de bioeconomia, ajudar quem está no meu entorno e me ajudar também. Eu vim aprender com as pessoas especializadas na área. É uma oportunidade que eu não poderia perder”, contou.
O CCTI, é reconhecido por promover a inclusão digital, educação tecnológica, disseminação da inovação e empreendedorismo por meio da tecnologia da informação. Desse modo, no centro são desenvolvidas diversas iniciativas como a Plataforma Cidade Social, o Programa De Talentos, o projeto BV 128 e a Robótica Educacional.
O Centro hoje atua em parceria com a Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), que é a responsável por apoiar financeiramente e com apoio técnico as iniciativas de inovação no município.
Boa Vista é a sexta melhor cidade brasileira para empreender e a primeira com a melhor cultura empreendedora do Brasil, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, um dos mais tradicionais mapeamentos do ambiente de negócios do país.
Este mês, por exemplo o prefeito Arthur Henrique (MDB), assinou a participação da capital na iniciativa do Sebrae chamada “Município Empreendedor”, que auxiliará na direção, aceleração e sustentação do processo de desenvolvimento socioeconômico de Boa Vista.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido