Economia

Cerca de 19 milhões não enviaram declaração do IR a dez dias do prazo

A dez dias do fim do prazo, cerca de 19 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Fisco. Até as 17h desta terça-feira (20), 27.448.777 contribuintes enviaram a Declaração Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF) à Receita Federal. O número equivale a 59,41% do total esperado para este ano.

Conforme a Receita Federal, 64,4% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição. Enquanto 19,4% terão que pagar Imposto de Renda e 16,2% não têm imposto a pagar nem a receber. A maioria dos contribuintes preencheram os documentos a partir do programa de computador (83,4%). Por outro lado, 10,9% dos contribuintes recorrem ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita). Além disso, 5,7% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.

Um total de 48,1% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56,4% dos envios.

Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis. O abastecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano por causa da greve dos auditores fiscais da Receita.

Prazo

O prazo para entregar a declaração começou em 17 de março e termina às 23h59 do dia de 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 13 de março.

Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, tem obrigação de declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Mais de 250 mil roraimenses estão endividados, mostra Serasa

Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…

1 hora ago

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

2 horas ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

2 horas ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

2 horas ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

3 horas ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

3 horas ago